Foi com alguma alegria que soube que o Benfica iria jogar a Galaţi (lê-se "Galatz") para a Liga dos Campeões, onde defrontaria o Otelul Galaţi, cidade que eu visitei em Outubro do ano passado.
Conhecendo Galaţi como eu a vi, logo imaginei que o clube vencedor do campeonato romeno não teria as condições de receber a milionária Champions League, uma vez que a Roménia começa agora a renascer lentamente duma crise que ainda assola toda a Europa.
A solução? Jogar em Bucareste, capital e cidade mais… europeia e habituada a estas andanças da Liga dos Campeões.
Galaţi fica a cerca de 250 km de Bucareste, lá nos confins da Roménia oriental, paredes meias com a Moldova e a Ucrânia. Para lá chegar, para aqueles que vão por estrada, temos uma… auto-estrada com cerca de 100 km, ficando o resto do caminho por estradas mais… rurais, com todo o tipo de viaturas que possam imaginar. Carroças, carrinhos de mão (!), o que quiserem imaginar!
A escola onde trabalhámos é uma escola de Excelência, com alunos interessadíssimos, onde pontificam alguns detentores de medalhas de ouro nas Olimpíadas da Matemática, por exemplo.
Quanto à cidade, está umbilicalmente ligada com o Rio Danúbio, tendo como base da sua economia a industria da transformação do aço, onde pontifica a Arcelor Mittal, um dos gigantes do mundo do aço e que nós visitámos:
Enfim, de tudo isto, o que mais nos fica na retina é a simpatia com que os romenos nos receberam, num país onde o nível de vida é algo elevado para os locais (ainda no ano passado os professores viram o seu vencimento reduzido em 25%…) mas onde se pode almoçar por 10 lei, qualquer coisa como 2,50 euros…
O Danúbio não é tão azul assim, mas é uma autêntica estrada para as barcaças que, num contínuo interminável, transportam o minério de ferro para as fábricas de transformação de aço.
Os mercados de Galati são uma autêntica palete de cores e cheiros, onde se encontra sempre um sorriso no meio de tantas caras tisnadas do sol e de tanto trabalho.
E tudo isto por causa do futebol…
Aqui vão mais umas fotos, se por acaso quiserem dar uma saltada até lá! (Digam que vão da minha parte…)
À vossa! E que o Benfica ganhe!!! SEMPRE!