domingo, 11 de abril de 2010

Onde é que eu já vi isto?

Do blog do Ramiro Marques, deparei-me com este texto, que me provocou assim a modos que um «déjà vu».

De nome «Ambientes escolares frouxos potenciam o bullying», reza assim:

bullying
«Ambientes escolares frouxos potenciam o bullying.
Verifique se a sua escola está organizada para promover o bullying.

Há uma relação directa entre ambiente escolar frouxo e a ocorrência de bullying. Uma boa forma de verificar se a sua escola está organizada para promover o bullying é percorrer as situações descritas a seguir e anotar aquelas que estão presentes na sua escola:

Baixo moral dos professores e funcionários


Alta rotatividade dos professores


Não há padrões de comportamento pré-estabelecidos


Cada professor tem os seus critérios de disciplina


Não existe um código de conduta explícito


Existe um código de conduta que integra generalidades e não aponta sanções


Falta de limpeza nas salas, corredores e recreios


Falta de funcionários para supervisão dos corredores, banheiros e pátios


Os novos alunos não são acompanhados e apoiados nem por alunos mais velhos nem por docentes


A escola tem paredes grafitadas e ninguém se preocupa em limpá-las


Não há orientações claras para lidar com incidentes relacionados com o bullying


Os funcionários e os professores ignoram os insultos e as agressões com medo de represálias


Se a sua escola tem mais do que duas destas situações, é provável que esteja organizada para promover o bullying.»
.

2 comentários:

Romicas disse...

Onde é que eu já vi a maior parte destas coisas?!?

Anónimo disse...

Eu sei a resposta à pergunta da Romicas. Na escola dela, que por acaso também é a minha.