domingo, 26 de dezembro de 2010

The Day After…

tired-santa

A loucura do Natal já passou.

As prendas estão desempacotadas, as pantufas usadas, os telemóveis já trabalham, as TVs novinhas em folha já laboram, os papéis de embrulho já repousam, uns no lixo, outros na reciclagem, outros ainda esperam a oportunidade de serem reutilizados…

E Natal é isto! Esquece-se o essencial, a festa da reunião e da família, privilegia-se o consumismo, a compra desenfreada de tudo, o que é útil e o que não é, as lojas dos chineses regozijam-se com o Natal, “deveria ser todos os meses”… Para eles, é sempre Natal: não têm fins de semana, feriados, horários… São uma comunidade à parte, com regras próprias, horários só seus… Não sei, a sério que não sei, mas se as coisas já são assim, como é que será, no futuro, quando a China comprar a dívida portuguesa? Será que sempre vão substituir os castelos da bandeira por pequenos pagodes? Hmm, não sei, não.

Quem se queixa, quem se queixa sempre são os comerciantes, os vendedores. Não falo dos de Ponte de Sor, pois o comércio em Ponte de Sor, além das 4 (QUATRO!!) grandes superfícies comerciais, resume-se a um punhado de lojas e lojistas que, tal qual o Asterix, nada temem, excepto que o céu caia nas suas cabeças! E eles sabem como vão as coisas, com tanto desemprego que por aí grassa, o encerramento de tantas empresas… E eu só imagino quando os subsídios de desemprego começaram a esgotar-se, o que será do comércio tradicional da nossa terra.

A pouco e pouco, paulatinamente, encerraram-se tantas e tantas lojas que hoje é praticamente impossível prescindirmos das grandes superfícies comerciais se queremos comprar mercearias.

E no entanto…

Segundo dados fornecidos pela entidade que gere as caixas de Multibanco, a SIBS, só na semana que antecedeu o Natal foram movimentados cerca de 800 milhões de euros em terminais de pagamento em todo o país, o que significa um aumento de 4,8 por cento! E a isto, meus amigos, é aquilo a que eu chamo um paradoxo dos grandes! E para ser ainda mais paradoxal, que dizer dos 600 milhões que foram levantados das caixas Multibanco? Ok, foi só um aumento de 1,6 por cento, poro isso chamemos-lhe um paradoxinho…

O Governo pode respirar de alívio. A crise acabou! Sócrates é fixe! Viva o Sócrates, o nosso Grande Timoneiro, viva! Pim!

Sem comentários: