sábado, 30 de maio de 2009

Duas ou três coisinhas sobre as «nossas» eleições


Vários colegas já se me dirigiram e questionaram-me sobre os resultados das eleições, quantos votos contra quantos, como decorreram as votações, etc, e eu verifico que muitos estão mal informados, ou, quanto muito, desinformados.

Ora já se passaram quase duas semanas depois desse acto tão querido da Democracia que são as Eleições, as «nossas» Eleições. Como já disse antes, fiquei chateado pelos resultados, pois não gosto de perder nem a feijões (embora o meu Benfica tenha vindo a habituar-me a pouco e pouco)! E como tinha abraçado este projecto de alma e coração, pensei que desta é que o nosso agrupamento entrava nos eixos.

Os resultados foram, em primeiro lugar, maus para mim e para a pessoa que eu considerava aquela que reunia as melhores condições para ser Directora da nossa escola e, por consequência, dar um outro ritmo, com mais sucesso, melhores resultados, mais respeito e disciplina.

Basta observar os dois projectos, coloquem-nos lado a lado e vejam as diferenças. Um, com princípio, meio e fim; outro, igual ao que sempre foi, tão certa estava a vitória!

As diferenças são tão gritantes que, imaginem, já há quem queira «adapta
r» soluções do Projecto perdedor!

Ao longo das duas semanas que então passaram, fui recolhendo infor
mações aqui, sinais ali, uma dica daqui, outra d'acolá… Quanto mais sabia, mais queria não saber. Quanto mais me diziam, mais na ignorância queria ficar. Mas adiante.

Ora bem, de que vou falar em primeiro lugar?

1. Os resultados

Os resultados oficiais, como foram publicitados, foram de 12-9 para quem ficou como Director.

Mas as coisas não foram tão lineares assim. Tudo aquilo que se passou nessas eleições parecia um filme de Fellini, tão surreal tudo foi.

É que a votação registada só foi conseguida à segunda volta. Numa primeira votação o resultado foi de 10-10 com um voto em branco. Ora segundo foi prática noutras votações noutras escolas/agrupamentos por este país fora, a votação deveria ter sido repetida num prazo máximo de cinco dias!


Admirados? É que no ponto 2 do artigo 7º do Regulamento do Recrutamento Director do Agrupamento Vertical de Ponte de Sor, reza o seguinte:


«No caso de nenhum candidato sair vencedor, nos termos do número anterior, o Conselho Geral Transitório reúne novamente, no prazo máximo de cinco dias úteis, para proceder a novo escrutínio, ao qual são apenas admitidos os dois candidatos mais votados na primeira eleição e sendo considerado eleito aquele que obtiver maior número de votos, desde que respeitado o quórum legal e regulamentado exigido para que o Conselho Geral Transitório possa deliberar.»

Entendem? «Reune novamente…», estão a ver? E o que foi feito? «Não senhor, é já a seguir, fazemos 45 minutos de intervalo para fotocopiar novos votos e vamos votar já!»

E meus amigos, o que se terá passado nesses 45 minutos…
Consta que até houve conversas com um membro do Conselho, que parece que tinha votado em branco…

E, milagre, os 10 votos da oposição, chamemos-lhe assim, transformaram-se em 9!!! Creio ser a versão inversa do «Milagre da Multiplicação dos Pães»!

Portanto, e como dizia o saudoso António Guterres, é fazer as contas! Socorro-me da minha calculadora e:

10 votos + 1 que deixou de ser branco + 1 de alguém que «metafisicamente» resolveu que aquilo que tinha votado há 45 minutos atrás tinha sido afinal feito por um clone seu que se intrometera no Conselho Geral transitório, e voilá! 12 votos e viva a Democracia! Toma lá que já almoçaste!!


A oposição? 9 votos e não digas que vais daqui!


OK, o tal ponto 2 diz «no prazo máximo», mas também refere «reú
ne novamente». Entendem? Reunir novamente quer dizer reunir «outra vez» e não «reunir daqui a bocado que tenho as garrafas do champanhe no congelador e rebentam!»

Podem sempre dizer que foi legal. E se calhar foi, pois eu não petisco muito destas minudências legislativas, por isso não vou por aí.


Legal? Digamos que sim.
Mas ético?! Julguem vocês que a mim não me apetece!

Bom, detesto ler posts grandes e muito mais fazê-los. Este já vai grande, por isso vou deixar o resto para amanhã. Ou segunda, pois amanhã vou dar um docinho a mim e ao resto da famelga: Vamos ver o Cirque Du Soleil à capital.

Fico à espero dos vossos comentários. Porque eu sei que vocês também não andam a dormir!

Mas não me levem muito a sério. É que eu sou um papagaio! E daltónico!

Fonte: Google Images

5 comentários:

Romicas disse...

Uma imagem pode dizer mais que mil palavras. Mas quando se juntam as duas coisas, então, é a perfeição!

Romicas

Detalhes de mim disse...

Detalhes de um Agrupamento DEMOCRÁTICO .
Detalhes de um Agrupamento ÉTICO e CULTURALMENTE bem consciente.
Detalhes de um CGT INFORMADO e ESCLARECIDO.
Um Detalhe da Detalhes.
Um beijo e continua a reflectir em conjunto.
Um beijo da Detalhes

Anónimo disse...

é bom que mesmo daltónico faças uma ronda pelas eleições todas do distrito...talvez vejas melhor que os outros...

HzoLio disse...

Curioso... Nada do que descreves me espanta!!!

Porque será?!...

Grande Abraço

P.S.: Fala lá com o Paparuco porque parece que os "amigos" já apanharam um susto. ;)

Anónimo disse...

Já agora gostava de saber que susto é que os amigos apanharam....
Etou convencido que vão apanhar muitos sustos e vão andar todos à porrada uns com os outros...Aquela salinha é muito pequena para egos tão grandes...só se for a falta de ética e de vergonha na cara que os una..caso contrário, qualquer dia, o parvalhão aparece mal disposto e toca a descontar em toda a gente...Naturalmente, isso vai acontecer num dia qualquer da semana, salvo à 4ºfeira, que aí é dia de comezanas e duns copos e a vida nesse dia corre bem...o pior é o dia a seguir, em que se tem que fazer qualquer coisa, e não apetece...sempre pode mandar os outros fazer, pois eu cá sou o Sr. director...Mando trabalhar os outros...o pior vai ser quando tiver que prestar contas...
Hellooo!!!!