terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Por que Copenhaga falhou

Nestes últimos dias tenho estado por casa: a gripe chegou cá à gaiola do Papagaio!

Felizmente não é a A, esta é mais tipo Z, uma vez que só dá febres e tosse, nada dos outros sintomas mais... evidentes!

Começou com a minha parceira de poleiro, mas foi assim muito levinho. A seguir fui eu, claro! Como casámos com comunhão de adquiridos...

Agora é o mais pequeno e a mais velha já começa a sentir-se quente... Prevejo um belo Natal!

Na ida hoje ao Centro de Saúde, fui atendido por um médico que nunca tinha visto, português e bastante simpático e acessível, por sinal... contrariamente a alguns que por cá teimam em dar a ideia de que para se ser médico tem que se ter uma carantonha feia e constante, a pedir-se-lhes desculpa por tudo e mais alguma coisa... Paranóias dos deuses!

Fui informado de que tinha... um «surto gripal»! Agora é tudo «surto gripal», para não ferir susceptibilidades nem criar alarmes infundados e desnecessários.

Por isso, tive um «surto gripal», o que me colocou em casa, lendo jornais, vendo TV mas não tendo muita paciência para escrever.

E aqui estou eu, após ter assistido ao mundo na caixinha mágica: desde o Benfica-Porto (yes!!!), passando pelo drama berlusconiano, o «casamento» entre homossexuais, as agendas dos partidos políticos (paliiiiiize...), terminando no já (infelizmente) esperado final da Conferência de Copenhaga.

Já se esperava, repito eu: a montanha pariu um rato!

Aqui vos deixo uma ferramenta interessante para se ver a situação global do mundo: um mapa que vos indicará a natalidade e mortalidade no mundo em tempo real, a população em cada país, bem como as emissões de CO2. Basta colocarem o cursor em cima de cada país.

É impressionante observarem o que se passa na China e na Índia...

Em termos demográficos, a população da Europa não se consegue substituir. Em contrapartida, a África e a Ásia não param de crescer!

Vejam em http://www.breathingearth.net


Sem comentários: