quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Lisboa quer a terceira, nós avançamos para a segunda! Ora toma!!

Pois é. Já tinha lido no «Ecos do Sor», mas pelos vistos a coisa vai mesmo avançar.

A notícia vem daqui.


Artista Leonel Moura cria ponte inovadora

Ponte de Sor vai receber projecto que une arte e engenharia

2009-12-02
Por Luísa Marinho

Imagem por computador da futura ponte

Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, vai ter uma nova ponte. Ao contrário da maior parte delas, esta é concebida por um artista. Leonel Moura, a convite da autarquia local, elaborou o projecto com uma equipa de engenheiros especializados neste tipo de estruturas.

Em declarações ao «Ciência Hoje», o artista explicou que o “carácter inovador” desta ponte, que será pedonal, está em “utilizar a estrutura tubular”.

“O tubo é uma estrutura autoportante”, diz, acrescentando que para este caso “foi elaborado com um complexo sistema de treliças que, de certa maneira, se suportam a si mesmas”. Esta solução permite “não recorrer a inestéticos pilares, mantendo a ponte totalmente suspensa por cima do pano de água”.

Leonel Moura afirma que, usualmente, “as pontes são pensadas somente em termos de estabilidade estrutural e custos”, sendo rara a “atenção à criatividade estética”. A inovação desta ponte, acredita, está também neste facto: “Penso que não existe nenhuma outra ponte em Portugal desenhada por um artista”.

A nova ponte, cuja construção começará no início de 2010, destina-se a servir as populações da margem esquerda do rio Sor que se deslocam ao centro da cidade. Embora pedonal, foi concebida de forma a poder ser atravessada igualmente por bicicletas e motociclos (conduzidos à mão).

O artista teve em consideração o enquadramento paisagístico da obra, nomeadamente a requalificação urbana que tem sido efectuada pela autarquia na zona ribeirinha. “Considerei que uma nova ponte, em tal contexto, devia ser mais do que uma simples estrutura de atravessamento, para se tornar num elemento de valorização do local”.


4 comentários:

Manuel P. disse...

Está visto que o artista do regime dos bugalheiras em Ponte de Sôr,é o arquitecto Leonel Moura.
São jardins móveis no elefante azul dos Cadeirões, mural de Azulejos na zona Ribeirinha e agora a ponte pedonal na curva do Arneiro.
Artista de regime?
No mundo da arte todos o conhecem como um "yes man" do PS e assim vai ganhando dinheiro em obras de regime de autarcas xuxalistas.

Transparência?

Sem concursos...

Teresa Diniz disse...

Uau, mas que fino!
Parece bonita, pelo menos!
Bjs

Anónimo disse...

Quem ganha é Ponte Sor.
Ainda bem, que o gajo é um yes man do ps...o preço é de amigos.

Anónimo disse...

Mais um desses maravilhosos projecto que nunca passam disso,, ou mais um daqueles que vai gerar polemica, falcatruas e demorar 6 ou 7 anos a ser construido.. enfim!

Prometer, prometer e prometer. mandar e mandar.. que abram os olhos ao nosso presidente, há coisa tao mais necessarias e importantes para ponte de sor -.-'