(imagem daqui)
Aqui há alguns anos sabíamos que «Sobral de Monte Agraço já tem um parque infantil!».
Infelizmente, o Piódão, aldeia tão bela quanto empobrecida, acaba de ver a sua escola de 1º ciclo encerrada. É mais uma, simplesmente mais uma, das setecentas e tal que fazem parte desta campanha intensa de um esvaziamento cada vez maior do interior do nosso país, em detrimento dos grandes centros e do litoral.
Com o encerramento da escola, acabam os risos e brincadeiras das crianças. Piódão já não precisará de parque infantil!
As crianças do Piódão vão ter que fazer, todos os dias, 28 km até à Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no concelho de Oliveira do Hospital, de taxi ou autocarro. E quem conhece aquelas estradas pode imaginar o suplício que será, no inverno, ter que fazer aquela viagem, em troços mais adequados a qualquer Paris-Dakar!
Até quando, este esvaziar contínuo, constante, que vai paulatinamente transformando o nosso país naquele adágio «Portugal é o litoral, o resto é paisagem»?
Visitei o Piódão em 2008. Aqui estão algumas fotos.
Enfim, não se esqueçam de, no próximo 5 de Outubro, reservarem um tempinho para a inauguração da nova escola do 1º ciclo, com discursos, políticos e muita pompa e circunstância. Serão 100 as escolas, em todo o país, a «inaugurar» (sim, inaugurar está entre aspas, ‘go figure’…).
É mais uma das iniciativas comemorativas do centenário da República. A mim, perante este esbanjar idiota de dinheiros públicos, (enquanto as Delphis, Dyn’Aeros, Subercentros do nosso país seguem encerrando e lançando milhares para o desemprego, umas atrás das outras) faz-me lembrar aquela cena do «Titanic» onde, enquanto o barco se afundava, os músicos continuavam tocando! E apetece-me gritar: «Viva o Rei!»
É assim o meu país!
2 comentários:
Medidas tristes para um país igualmente triste!!! Parabéns pelas fotos. Essa terra é linda.
Boa tarde,
estou a investigar sobre essa dicotomia entre escolas rurais x escolas urbanas.
Será que tem algum tipo de conhecimento que me possa ajudar?? Gostava de contactar o presidente da junta de freguesia. Poderia ajudar-me?
Aguardo resposta
Enviar um comentário