terça-feira, 28 de setembro de 2010

Trieste, Itália

Como explicar Trieste a quem nunca por cá tenha andado? Como explicar algo que, muito simplesmente, não é nada definido, nem para os próprios italianos?

Numa sondagem recente, mais de metade dos Italianos que vivem no país não sabiam sequer que Trieste era uma cidade italiana! E esta aparente idiossincrasia tem a explicação na génese da cidade.

Descendente da antiga Tergeste, Trieste é tudo menos uma cidade triste. Não obstante a sua atribulada história, a cidade está imbuída de um tal movimento, duma tal vida, que é difícil a quem vem de fora ficar-lhe indiferente.

IMG_3755 

Canal Grande

Situada na ponta mais oriental da península itálica, Trieste confina com o Mar Adriático e os territórios da antiga Jugoslávia, Eslovénia e Croácia. Ao longo dos tempos, tem sido influenciada pelas culturas germanica, eslava e latina. O seu território situa-se no sopé do Planalto de Kras, que desce abruptamente em direcção ao mar. Devido ao seu relevo, Trieste tem várias zonas climáticas, de acordo com a distância do mar e tem um forte elemento que as condiciona, o vento Bora, que sopra em direcção ao mar e pode atingir cerca de 200 quilómetros por hora!

IMG_4236

Vista panorâmica de Trieste

Durante o império romano, a cidade de Tergeste foi dona de um período  de muito desenvolvimento, devido à sua localização, perto de Aquileia, a cidade romana mais importante da zona. Cerca de 500 d.C. Tergeste era um posto avançado militar bizantino e continuou o seu crescimento até ao final século XII. Seguiram-se então dois séculos de lutas intensas com a República de Veneza, cujas tropas acabariam por ocupar a zona  durante três anos, de 1369 até 1372. Foi então que as autoridades da cidade peticionaram a Leopoldo III de Habsburgo, duque da Áustria, para que Trieste ficasse a fazer parte da Monarquia dos Habsburgos, o que acabou por acontecer, até 1918.

É dessa época o aparecimento de inúmeras construções com o cunho austríaco, o que se pode facilmente constatar nos mais diversos edifícios espalhados por toda a cidade. Há certas partes de Trieste que nos levam de imediato para Viena.

IMG_4152

Piazza Unitá d’Italia

Juntamente com Trento, Trieste foi o foco do movimento irredentista, que proclamava a anexação pela Itália de todas as zonas que não tivessem uma população de falantes italianos. E foi assim que, em 3 de Novembro de 1918, Trieste foi ocupada pelo exército italiano, que somente viu essa pretensão efectivada pelo Tratado de Rapallo, em 1920. Como consequência, a população de toda a população de origem eslava da cidade (que nos censos de 1911 era de cerca de 25%) sofreu inúmeras represálias pelo emergente regime fascista italiano, o que culminou com o incêndio feito por fascistas italianos do «Narodni Dom», a principal representação dos eslovacos de Trieste.

IMG_4188

 Narodni Dom

Seguiram-se os anos negros do fascismo italiano, com represálias de vária ordem, a que se seguiu a II Guerra Mundial e a ocupação pelas tropas do Eixo, com os nazis alemães à cabeça.

Com a derrota de Mussolini e seus pares, a paz entretanto assinada dividiu Trieste em duas zonas de influência: a anglo-americana e a jugoslava, até Setembro de 1947. Foi então que, estabelecido o Tratado de Paris, foi criado o Território Livre de Trieste, com as duas forças atrás referidas.

Somente em 1954 foi Trieste anexada ao território italiano. A fronteira final com a Jugoslávia e o estabelecimento do estatuto de todas as minorias étnicas foi efectuado no Tratado de Osimo, em 1975. Foi esta a linha que serviu de fronteira entre a Eslovénia e Itália, até à entrada da Eslovénia na Comunidade Europeia.

IMG_4348

2 comentários:

Romicas disse...

Sim senhora, bela explicação! Estás com atenção às lições...
Gosto muito da foto da Piazza Unitá d’Italia e da cor de fim de tarde. Faz lembrar um outro fim de tarde em Paris, quando o Louvre tinha essa mesma luminosidade. Que lindo!
Só é pena eu estar cá nesta ponta da Europa e nem o desaparecimento das fronteiras me safa agora.
Continuação de bom trabalho.
Bjs

Otavio disse...

Gostei deste trabalho, estava procurando por "la campana de san Giusto" andei andei e parei aqui mas as explicações dão conta de que Trieste ainda não tem identidade, "Wicpédia" faz e não faz parte da Itália.Bom é apenas curiosidade de um "oriundi" e deixo meu registro, Tricolor do Morumbi.Grande abraço.