Cividale del Friuli (em friulano: Cividât; em esloveno: Čedad; em alemão: Östrich) é uma comuna italiana da região do Friuli-Venezia Giulia, província de Udine, com cerca de onze mil habitantes.
Foi fundada por Júlio Cesar (sim, o do Império Romano) em 50 a.C. na então recém criada Via Julia Augusta, que ligava Placentia (actual Piacenza) a Arelates (Arles). Escavações mostraram que a zona já tinha sido habitada pelos Celtas.
Cividale fez parte do Império Bizantino e foi a primeira capital do Reino Lombardo, em 568. Em 774, os Francos conquistaram a cidade aos Lombardos. Do século VIII ao XI, foi aqui que os Patriarcas de Aquileia estabeleceram a sede do seu papado, tendo este posteriormente passado para Aquileia e depois para Udine, em 1238. Esta última mudança da sede de papado foi a principal razão dum antagonismo que existiu entre as populações de Cividale e de Udine, só terminando com a rendição de ambas as cidades à República de Veneza, em 1419 e 20. Foi definitivamente cedida ao Reino de Itália em 1866.