domingo, 10 de janeiro de 2010

Nomofobia...

Folheando hoje o DN, descobri alguns pontos interessantes, dos quais destaco, em primeiro lugar, este novo medo dos tempos modernos.

Nomofobia...

Segundo a Wikipedia, «é uma fobia ou sensação de angústia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar ou se vê incontactável estando em algum lugar sem seu aparelho de celular ou qualquer outro telemóvel.»

O termo «nomofobia», inventado pelos ingleses (pois, tinham que ser os ingleses...), vem da expressão «No-Mo», abreviatura da expressão «No Mobile» ou, se quiserem «sem telemóvel».

Ainda segundo os ingleses, lá na Velha Albion já são muitos os conterrâneos de Shakespeare que sentem esta angústia. Serão 58% deles e 48% delas!

E por cá?

Como isto é uma «moda» recente, ainda não possuímos dados, mas acredito que, qualquer dia, ouviremos o assunto nas «Conversas de Marcelo» ou leremos no blogue do Pacheco Pereira! Ou então, nas conversas da Fátima Lopes lá ouviremos o Moita Flores explicar tudo, tintim por tintim!

Continuando a folhear o DN, deparo-me num artigo dedicado à maior amiga dos Professores (não, não estou a falar da Ministra Isabel Alçada!).

Estou a falar da Ritalina, essa amiga tão útil mas, ao mesmo tempo, tão incompreendida.

Segundo a artigo, as crianças portuguesas tomam cada vez mais medicamentos para se acalmarem. São cerca de 50 mil, às quais foram diagnosticadas distúrbios de hiperactividade e défice de atenção.

O consumo de Ritalina e sucedâneos quadriplicou em cinco anos! De 36 mil em 2004 para mais de 140 mil em 2009! Dá que pensar.

Mas continuemos e folheamos um pouco mais.

Recuso-me a parar na página onde se descreve mais uma tramóia dos nossos políticos, no caso os 800 mil euros pagos pelo Ministério da Justiça através de cheques falsos!

Infelizmente, são casos a que já nos habituámos. Neste país, os deficientes mentais e os políticos adquiriram um estatuto de inimputabilidade que, no primeiro caso se compreende, mas no segundo só mete nojo!!!

E continuando, chego à página 35, onde vos quero falar de Manabu Kurita, pescador japonês que, no lago Biwa, no Japão, conseguiu pescar um robalo de 10 quilos!

Foto DN

Um robalo, estão a ver? Isto está tudo ligado! Cá para mim, este Manabu não é outro senão a «Japanese Connection» da «Face Oculta». Armando Vara ter-se-à irritado com o tamanho dos robalos que o seu amigo Godinho lhe ofereceu e exigiu algo que se visse! E Godinho obedeceu, entrando em contacto com a Yakuza que lhe disponibilizou o bom do Manabu!

(Um pequeno parenteses. Na TSF ouvi que, ainda sobre o «Face Oculta», "parece" que Vara terá mesmo recebido as 50 milenas, escondidinhas na expressão fofa da escuta telefónica de "50 quilómetros"! Querem ver que o homem andava a fazer a rodagem do carro e isto foi somente uma confusão?)

Para terminar o DN, destaco ainda que:

- Os peixes de aquário castigam as fémeas (e parece que não é preciso esturricarem o almoço!);

- O Benfica ganhou;

- O Sporting ganhou; (coxos!!!)

- O Porto ganhou; (que vaca!)

- O Eléctrico perdeu... e caminha a passos largos para o fundo da tabela...

- E o frio continua... mas a nossa terra não interessa nada a ninguém, nem um bocadinho de neve, nem nada! Há aí alguém que meta uma cunha ao São Pedro?

E que tenham uma boa semana!


Sem comentários: