sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ponte de Sor, 2010...

Há dez anos exactos, na passagem do ano de 1999 para 2000, andava o Mundo inteiro imbuído na paranóia daquilo que viria a ser baptizado pelo medo do bug do Milénio.



Não era, nada mais, nada menos, do receio que as pessoas tinham de qual o comportamento das máquinas na passagem do ano 99 para 00. Os programadores de computadores, no início da Era dos Computadores, para pouparem espaço e memória, preferiram abandonar o "19" do ano, adoptando somente os dois últimos dígitos. 1999 seria simplesmente "99".

E a dúvida surgiu: como seria no ano 2000? Somente "00"? Como iriam as máquinas reagir? Os computadores revoltar-se-iam contra os seus criadores? Os aviões cairiam? O mundo acabaria?

A História mostrou-nos que nada disso aconteceu, as coisas continuaram normalmente, após alguns ajustes feitos por programadores informáticos. E o Mundo não acabou.

E 10 anos passaram. 120 meses, 3652 dias...




Nessa altura Ponte de Sor era uma cidade em pleno desenvolvimento, as empresas funcionavam, havia empregos para quem queria trabalhar...

Como está a nossa cidade diferente! Folheando o «Expresso» de hoje, deparei com uma página completa dedicada à nossa cidade, à progressiva desertificação e perda de trabalho e empregos.

Dessa reportagem, respingo alguns números:

816 euros é o rendimento médio mensal dos trabalhadores de Ponte de Sor, menos 150 do que a média nacional. O poder de compra de Ponte de Sor fica quase 20% abaixo da média do país!

993 pessoas estavam inscritas em Novembro no centro de emprego do concelho, um número que ainda não abrange os despedidos da Delphi.

9,2 % da população de Ponte de Sor em idade activa não tinham trabalho em Novembro. A percentagem vai disparar em Janeiro quando se inscreverem os 430 empregados da Delphi.

150 funcionários da Subercentro, a segunda maior corticeira da região, não recebem ordenados desde o final do ano passado. Estão com os ordenados suspensos, enquanto se aguarda o processo de insolvência da empresa.

50 trabalhadores da Dyn'Aero, empresa de fabrico de aviões ligeiros criada no início da década em Ponte de Sor, estão em lay-off desde Julho.

São estes os números do nosso descontentamento.

Como consta na reportagem, «são más notícias a mais numa terra que não ultrapassa os 16 mil habitantes».

E que viva 2010.

Mas como falta a cereja no topo do bolo, aqui vai ela:

Parece que a «tal» empresa polaca que iria criar 170 empregos roeu a corda e já não vem para Ponte de Sor!

Mas isto, se calhar, até é mentira. Apenas me constou.

Feliz 2010, com Saúde, Amor, Trabalho e Felicidade para todos.

Sem comentários: