sábado, 3 de julho de 2010

Vivemos num país de Objectivos Mínimos...

A mediocridade é o apanágio da nossa classe política.

Com a excepção dos fatos Armani do nosso Primeiro, tudo o que integra a nossa classe política tem por última meta, o objectivo mínimo.

Queriam os chips de matrícula? Não o conseguiram? Não faz mal: foi atingido o objectivo mínimo - as SCUT vão ser pagas!

Os últimos números do desemprego que nos chegam de Bruxelas dão um aumento para 10,9%? Mas o culpado não é o Governo! Então não ouviram dizer o nosso Primeiro que a culpa é da crise?! Esses 10,9 % são o nosso objectivo mínimo! Pois se a Espanha, de onde não vem nem bom vento, nem bom casamento e que nos quis roubar a Vivo, já anda pelos 22%...

Creio ser de uma falta de visão aqueles Portugueses que apontam o dedo ao comportamento dos nossos Navegadores (deveriam ser Náufragos!), que só perderam para (e cá está ela outra vez!) a Espanha!!! Não percebem que a sua (auto) eliminação foi uma ajuda para o PEC, visto que já não temos de pagar as chorudas diárias aos nossos atletas! (800 Euros por dia para cada atleta, e façam lá vocês as contas!)

(esta eu nunca percebi e vou escrevê-la à Saramago para todos lerem de um fôlego, por que raio necessitam os nossos "muito principescamente pagos" atletas de uma diária de 800 aérios se têm tudo pago e recebem os seus chorudos cheques no final do mês, dos seus clubes, será para alguma fundação tipo Figo ou para comprar prendinhas para o Cronaldo receber quando faz birrinha...)

Mas continuemos. O (eterno) Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl foi questionado pelos jornalistas, na chegada a Lisboa. Segundo a Bola,

"O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, considera também que os “navegadores” não saíram da África do Sul de mãos abanar, já que «foi cumprido o objectivo mínimo»: passar a fase de grupos."

Cá está novamente: cumprimos os objectivos mínimos!

Quem anda, como eu, há vinte e tal anos no ensino, já viu e recebeu muitas modas. Esta do objectivo mínimo foi uma criação do Ministério da Educação para diminuir o índice de reprovações. E como? Muito fácil: foram estabelecidos objectivos mínimos para cada disciplina (e devo dizer-lhes que éramos... motivados para apresentar os mínimos dos mínimos, para que os alunos os pudessem cumprir, podendo assim ter SUCESSO!!!)

As teorias e as modas mudam, mas os objectivos mínimos vieram para ficar, pois a nossa sociedade deixou de valorizar aquilo que é, exactamente, o oposto dos objectivos mínimos: a Excelência!!!

Mas para isto teria que divagar muito e agora não posso, pois vou ver o CSI para ver um pouco de ficção, porque a realidade que vejo, não preconiza nada de bom!

Bom fim de semana!!

4 comentários:

PhI disse...

Como gosto de te ler. :)

Eu estou no ensino há pouco tempo mas pelo menos um dia por semana chego a casa ainda mais desiludida...

Estou neste país há 30 anos e neste momento sinto que vivo na "Palhaçolândia"... enfim...

Bjinhos bom domingo :)

josé tapadas alves disse...

por lutarmos por objectivos mínimos é que estamos perto do mínimo da escala do desenvolvimento.

desde miúdos que somos habituados aos mínimos.

quando se entrava para a universidade havia uma nota mínima (pelo menos um 10 às específicas). Hoje em dia existem universidades que até com valores negativos se tiram "cursos superiores". Serão superiores ou "minimamente" superiores?

--
pragma
(http://teopragma.blogspot.com)

Papagaio disse...

Pois é, amigos...

Infelizmente, valorizar a excelência deixou de dar resultado. E sabem porquê? Pelo defeito mais ignóbil do Português: a INVEJA!

«Se eu nunca conseguirei ser como ele, quanto mais depressa ele cair, melhor!»

Sign of the times...

Jordano´s disse...

Meu caro.
Essa dos objectivos mínimos não me tinha apercebido. Gostei muito e me fez rir.
Já me tinha apercebido de muitas coisa... Essa dos objectivos mínimos é demais.

Mas meu caro, a ousadia o permeti lá, "um país do faz de conta" numa cultura feita de facilitismo, não sabendo eu lá se a coisa passou, o que se poderá dizer se um aluno não consegue fazer o nono ano e o não conseguindo fazer, então passa do oitavo para o décimo e o nono não é feito... Não será os objectivos mínimos e estabelecidos levado à Excelência?