segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Postais de Bucareste (3)

Um dos preconceitos para com o povo romeno diz respeito à sua pobreza.

101016 2319 Roménia

O espírito “empreendedor” dos romenos!

Mas vamos aos factos. A Roménia é, de facto, um país pobre, mas notando-se já uma tentativa de desenvolvimento, aqui e ali, fruto mais do que evidente da sua presença na União Europeia, com todo o dinheiro dos fundos comunitários a entrar e a ser utilizado em infraestruturas, acessos, etc.

101009 0280 Roménia

Quando comecei a preparar a minha ida a Bucareste e à Roménia, a primeira coisa que fiz foi tentar comprar algo que me falasse da cidade e do país. Qualquer guia de viagens, qualquer revista, livro… Mas foi uma tarefa infrutífera, pois o resultado foi zero! Tanto em Ponte de Sor como em Lisboa… Zero! Nicles! Nada!.

Começámos a pensar: “se não há nada sobre o país, se calhar é porque não vale a pena lá ir.” Para cúmulo dos cúmulos, vários amigos se me dirigiram, falando daquilo que nós, ocidentais, temos como certo dos romenos: povo paupérrimo, a ameaça dos ciganos, potenciada com a novela Sarkozy, possível criminalidade, enfim, um nunca acabar de ameaças e perigos que desincentivariam qualquer pessoa no seu perfeito juízo de lá se dirigir.

101013 1324 Roménia

- Vê lá se me consegues ultrapassar!

101013 1388 Roménia

- Oh senhor, tire lá o retrato para eu me ir embora!

Em boa hora verifiquei que os preconceitos são mesmo isso: preconceitos, isto é, ideias preconcebidas, sem conhecimento da realidade e sem qualquer fundamento, não baseados em factos e certezas mas sim no “diz-se diz-se”, no “fulano foi lá e viu”…

Claro que encontramos inúmeros centros comerciais, com os últimos modelos da moda, tal como cá, mas também com lojas com muito pouco de qualidade para vender. Lembro-me do centro Comercial da Praça Unirii, com o sempre presente McDonald’s, Louis Vuiton, Prada… No início de Outubro inaugurou-se um outro Centro Comercial, perto do Unirii, mas virado para uma clientela totalmente diferente e exclusiva: os novos-ricos, que querem marcas exclusivas em espaços amplos, num cenário minimalista, mas transparecendo uma qualidade bem visível nos preços.

101008 0115 Roménia

- Sai um McRoyal Deluxe com ketchup à parte, que é pago.

101010 0748 Roménia

Bolas! As bejecas romenas são todas de meio litro…

101010 0753 Roménia

Centro Comercial Unirii (“união”)

101008 0124 Roménia

Ah, os preços… Devo dizer que me senti um bocado abonado em Bucareste e na Roménia, em geral. A moeda deles é o leu (plural: lei). Um euro vale cerca de 4,2 lei ou, se quiserem, um lei equivale a pouco menos de 25 cêntimos. Havia inúmeros restaurantes que anunciavam refeições completas por 10/15 lei! Pois é, a crise também chegou à Roménia!

101012 1159 Roménia

Refeição completa, 10 lei (aprox 2.5€)

101010 0658 Roménia

Aqui é mais caro: 15 lei!

Por falar de crise, os romenos vivem num aperto bem grande, uma vez que têm o IVA taxado a 24% e no início de Julho todos os assalariados tiveram um corte de 25% no vencimento! Sim, vou dizer outra vez: um corte de vinte e cinco por cento!! Como comparação, digo-vos que um professor com quase o mesmo tempo de serviço que eu, ganhava cerca de 400 euros antes de Julho e agora ganha cerca de 320!! Para conseguirem equilibrar o orçamento, aproveitam todo o tempo para darem explicações, muitas vezes até altas horas da noite.

101010 0769 Roménia

Preparando os covrigi, pequenos pretzels que se vendem como bolinhos quentes!

101010 0657 Roménia

A simpatia romena, por todo o lado

Nos dias que passámos na Roménia havia uma grande contestação nas ruas, tendo o povo, inclusive, cercado o Ministro das Finanças no seu gabinete, só conseguindo este sair já a noite ia alta, num carro da polícia! E no dia seguinte, foi a vez do Ministro da Educação ser contestado por professores, alunos e restante população. Saíram todos à rua e na televisão notava-se bem a contestação popular mas o meu conhecimento do romeno apenas me chega para umas quantas palavras e, claro, ficava quase tudo «lost in translation»…

101015 2133 Roménia

Os ciganos romenos… Bem, para ser verdade, vi-os duas vezes: uma em Bucareste e outra em Tulcea. Tal qual como os nossos, possivelmente um pouco mais andrajosos, mas estavam, tal como cá, a recolher papel, plásticos, etc. Foi curioso que, quando encetávamos conversa com qualquer romeno, a sua conversa ia quase sempre parar ao assunto de como eram os romenos vistos no exterior, no dito “mundo civilizado”.

 101012 1244 Roménia

Por aqui, o sol também é amarelo… bem, laranja.

101013 1674 Roménia

Claro que o episódio Sarkozy e a expulsão dos ciganos romenos de França criou na opinião pública uma ideia de que todos os romenos eram ciganos e, como no filme de Ettore Scola, “feios, porcos e maus”. Nada disso! O povo romeno é simpático, acolhedor, gosta de agradar a quem o visita, gosta de conversar e por vezes pode transparecer uma certa tristeza, quiçá por verem tanta pobreza num país tão bonito como promissor. Frequentemente íamos a lojas, restaurantes, museus e, de facto, aqui e ali notava-se alguma impreparação no contacto com o turista, alguma falta de eficácia. Mas onde essa falta de eficácia aparecesse, era logo compensada por uma amizade, alegria e vontade de agradar. E para quem, como nós, estava de espírito limpo e coração aberto, isso fazia toda a diferença!

101016 2248 Roménia

O grupo de professores do nosso projecto: Roménia, Lituânia, Portugal, Turquia, Suécia, Dinamarca e Noruega

1 comentário:

Romicas disse...

E está tudo muito bem dito!