quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Andam a brincar connosco, ou quê?!

Nos idos de 2004, foi publicada a Portaria nº 1488/2004, que instituía a nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (vulgo TLEBS), cuja finalidade seria substituir a Nomenclatura Gramatical Portuguesa, de 1967.

Nasceu torta, esta Terminologia, e como o povo diz, «Quem nasce torto...»

Desde os seus primeiros passos, a contestação de inúmeros académicos foi uma constante, tendo sido suspensa em 2007.

A reacção de toda a comunidade linguística foi de algum alívio, uma vez que se poderia repensar, reformular, refazer... Tempo era algo que agora tínhamos.

Foi curto o período de restruturação, visto que em 2008 via a luz do dia o Dicionário Terminológico, sucedâneo lógico da defunta TLEBS. E todos (professores, linguísticas, público em geral) ficámos com alguma curiosidade para saber qual o resultado desse trabalho.

E... a montanha pariu um rato! Aí estava a TLEBS, com nova roupagem e com um nome mais... «simplex», para gáudio dos linguistas de laboratório e gabinete que resolveram pegar em algo como uma língua (sempre um corpo vivo e constante mutação) e fazer algo que, não agradando a gregos e troianos, pelo menos agradariam aos seus umbigos.

Mas adiante. Tendo como suporte deste Dicionário, foi criado o Novo Programa de Língua Portuguesa para os 1º, 2º e 3º ciclos. Estruturou-se todo o trabalho, foram criadas equipas, formação aos montes para aplicação dos programas...

Até que, de acordo com as notícias recentemente vindas a lume,

A Aplicação dos Programas de Português Está Suspensa!!!

E por este país fora, centenas de professores que já iniciaram a formação encontram-se num dilema: que fazer com esta formação? com estes programas?

Será que andam a brincar connosco?

Seremos assim um povo tão rico que poderá gastar assim tanto dinheiro em formações de faz de conta?

Será que não há ninguém que limpe o bafio que grassa na 5 de Outubro?

Como Professor de Língua Portuguesa do 5º ano, encontro-me, como todos aqueles que leccionam a disciplina, a adaptar-me a pouco e pouco ao novo dicionário. E estava ansioso por ensinar esses termos todos modernaços, como "adjectivo relacional", ou "advérbio conectivo", ou "quantificador existencial", ou "complemento oblíquo"...

Agora, lá vou ter que guardar os canhenhos na prateleira até que apareça alguém a inventar um novo dicionário, quiçá, mais... "legáu prá gentchi"!
.

1 comentário:

Romicas disse...

Pensei que tinha tirado um peso de cima, mas afinal não é bem assim. As coisas estão suspensas até 2011/2012, mas o trabalho iniciado vai continuar.
A ver vamos (como diz o cego) como tudo vai acontecer...