domingo, 7 de fevereiro de 2010

Comboiadas...


Agora que tanto se fala em TGV e possível privatização da CP, é com bastante pena que vejo o definhar gradual e constante dos Caminhos de Ferro Portugueses.

Não nos podemos esquecer que Ponte de Sor cresceu por influência directa da estação da CP, foi nos finais do século XIX que nasceu a norte da cidade, «obrigando» à criação da avenida principal, primeiro baptizada de Cidade de Lille, mais tarde General Carmona, actualmente da Liberdade.


Por aqui passava (e ainda passa) o comboio internacional que nos liga a Espanha. Aprendemos na escola primária que Ponte de Sor pertencia à Linha do Leste, que entroncava no Ramal de Cáceres...


Era o meu meio de transporte preferido, primeiro na ligação a Lisboa, nos meus anos universitários, depois para o serviço militar, em Mafra. A minha mulher também o usou, e muito. Portanto, esteve sempre presente na vida deste vosso amigo.

Com a entrada da minha filha na Universidade, em Coimbra (e com a falta de alternativa a nível de autocarros), lá nos tivemos de virar para a alternativa "comboio". Consultámos os horários, que bom! havia um às 4 e meia. Mas qual quê! Foi sol de pouca dura, pois os horários foram todos alterados, de modo a que, quem quiser chegar a horas a Coimbra, tem agora de entrar no InterCidades, em Abrantes!

Em Abrantes! A 35 km de Ponte de Sor! Aquilo até parece Ponte de Sor-B, com tantos pontessorenses a partirem para Coimbra, ou para Lisboa!

E tudo isto vem-me à memória pelo facto da falação que por aí vai sobre o TGV. Ele é "TGV para aqui", "TGV para ali", "Lisboa será a praia de Madrid", "teremos linha até Vigo?"...

Já chateia, confesso-vos.

Porque somos todos uma cambada de parvos!

Repito e esclareço: Nós, Portugueses, somos uma cambada de parvalhões!!!

Falamos de TGV, armados em condes falidos e deixamos o "outro" caminho de ferro a agonizar, a apodrecer aos poucos! Queremos transformar todo o caminho de ferro português numa gigantesca "Linha do Tua"? Aberta só a turistas?

Nunca compreendi por que razão nunca se investiu num ramal, aqui em Ponte de Sor, para a Inlan, mais tarde Delphi e toda a zona industrial. Sempre aprendi que o transporte ferroviário é mais barato e amigo do ambiente, evitando sobrecarregar as estradas do nosso país.

Seria uma boa maneira da nossa Câmara poder investir no futuro. Ou será que já estavam a pensar que, no século XXI iria existir uma aeródromo em Ponte de Sor, podendo privilegiar o transporte aéreo para o resto do país? Mistérios!!!

E assim vamos, contentes e assobiando, enquanto o país caminha, alegremente, para ser um clone da praxis dos nossos irmãos comunitários da Grécia!

E viva Portugal! E viva a Ponte de Sor!

1 comentário:

Teresa Diniz disse...

E tens razão em tudo o que dizes (o que é raro, convenhamos!). Nunca percebi porque não se investiu mais num Caminho de Ferro moderno, mas em Portugal inteiro, em vez de privilegiar auto-estradas, às veves ao lado umas das outras.
Receio que, daqui a uns anos, os nossos filhos nos vão confrontar com uma questão pertinente, enquanto trabalham para sair da fossa em que os metemos: "O que fizeram com a Liberdade que conquistaram? O que fizeram com os direitos que adquiriram? Não conseguiram melhor do que isto?"
Bjs