sábado, 27 de fevereiro de 2010

«Diálogo Não Significa Entendimento...»

Da correspondente e amiga do Papagaio, Toutinegra Escarlate, recebemos mais uma crónica que, por ser tão actual, vo-la deixo sem mais demoras:


- Afinal isto até está muito bom! Tantas queixas, que não há dinheiro, coitados dos empregados da JFG [Junta de Freguesia de Galveias] que não vão receber ordenado este mês!.... Aí a nossa junta, coitados dos Senhores do Executivo, se calhar têm que vender património!

- Ah sim? Munto beim, assim é que éi, tão a seguir o ixemplo do Marques Ratão! Pra salvar a Junta, pra garantir os ordenados dos trabalhadores da nossa querida junta! Isto é que é ser gente boa! Pinsava que já nim havia gente assim: Pensar nos outros, no bem da terra, nunca pinsei, até me vêm as lágrimas aos olhos!

- Não chores antes de tempo Homem! Não estás entender, eles querem vender património, mas não é do deles, é o património da FREGUESIA DE GALVEIAS, AQUELE QUE PERTENCE A TODOS NÓS, O QUE NOS DEIXOU O MARQUES RATÃO, O FASCISTA, LEMBRAS-TE? AQUELE QUE MAL COMIA, NEM PASSEAVA PARA DEIXAR CÁ UMA FORTUNA! BEM PARVO FOI, TINHA COMIDO, BEBIDO E PASSEADO E ESTAVA-SE A MARIMBAR PARA ESTA CAMBADA QUE NEM SABE DEFENDER O QUE É DELES! E eu incluo-me nessa cambada, que é o pior!

- Mas o que é que é nosso? Nunca me chigou nada às mãos?! Então ele nã deixou as terras e as casas à Junta?

- Estás mesmo parvo, então não deixou à freguesia? Ó Homem, e a freguesia não somos todos nós???

- Pois olha se é meu, eu nunca vi nada!

- Nem eu, mas há quem tenha “visto” e “arrecadado”, e …. muito! E estão-se a preparar para arrecadar mais!

- Atão e nós vamos deixar?

- Ai pois, somos todos uma cambada de Tansos! Então tu não vês que os gajos estão-se marimbando para isto?

- Porque dizes isto? Eu não sou parvo nenhum, a mim ninguém me engana! Estamos tontos ou quê?

-Tontos? Mais que tontos, estamos burros, não fazemos mais nada que é baixar as costas para nos colocarem a albarda em cima! Vê lá tu, que COM A JUNTA CHEIA DE PROBLEMAS, NÃO É QUE VAI O PRESIDENTE, VAI O SECRETÁRIO, MAIS AS MULHERES E MAIS NÃO SEI QUEM, DE FÉRIAS PARA A MADEIRA?! BEM, QUANDO VENDEREM OS TERRENOS DE TORRES VEDRAS VÃO TODOS PARA AS MALDIVAS!!

- Prá onde? Prás Maldivas? Que raio é isso? Pelo nome não deve ser coisa boa!

- Aí não que não é! Só que não é para o teu bico, que não passas dum burro de carga como eu! És tão burro que nem sabes o que são as Maldivas! Sabes ao menos o que é a Madeira?

- Atão isso sei, gaita! Atão não hove lá um tarramoto? Coitados, aquelas pessoas a ficarim sim nada, a morrerim ali mesmo nas suas casitas! Valha-me Deus! Eles se calhar forim ajudar, nã desseste que iam vender património deles para salvar a Junta? Coitados, atão para irem tantos, foi porque forim pra ajudar, tá visto! Tou-te a dizer isto é que são pessoas boas!

- Aí Homem, tu para além de burro de carga és estúpido, não há nada a fazer! O nosso mal foi termos seguido o conselho de Deus Nosso Senhor!

- Deus Nosso Senhor deu-nos um conselho? Olha que tamém nã ovi nada disso. Qual foi o conselho Homim?



- Atão é por isso que nunca tenho vontade de fazer nada? Pensava ca culpa era minha, afinal de contas, só tou a obedeceri a ordins suprioris!

- Pois é, tu e muitos mais… , por isso é que alguns se têm aproveitado para fazer muito, mas para si próprios! Essa é que é essa! E pelos vistos está para continuar, pois este povo não há meio de acordar!

- Dexa lá, a gente tá bem assim! Tamém, vamos fazendo poco, nã nos cansamos munto!


É por estas e por outras que a nossa vila de Galveias está como está! Mas, lá por muito religioso que seja, não siga o conselho de Deus, que certamente é boato lançado por quem quer que fiquemos sossegadinhos, … dá jeito!

Bom Fim de Semana!
Toutinegra Escarlate


Sem comentários: