segunda-feira, 15 de março de 2010

Ponte de Sor nas notícias

Fonte: Correio da Manhã

Brasil: Empresário português assassinado a tiro à chegada a casa

“Morte foi encomenda da ex-mulher por vingança"

Família de João Lobato, em Ponte de Sor, acredita que a pensão de alimentos da filha está na origem do crime.


'Levem tudo o que quiserem', foram as últimas palavras de João Lobato, agricultor português que foi surpreendido por dois homens armados, com cara tapada, à chegada à sua casa em Aruanã, estado de Goiás, Brasil. Não queriam roubar nada – e, antes de o executarem com dois tiros de pistola, deram um recado que a vítima terá compreendido: 'Você é que perdeu'. A actual namorada, brasileira, assistiu a tudo.


Para a família, em Ponte de Sor, não restam grandes dúvidas sobre os motivos do homicídio, na noite da última terça-feira: o empresário foi alvo de 'vingança da ex-companheira' e mãe da única filha, Nicole, de apenas três anos. Uma suspeita que está também a ser investigada pela polícia brasileira, que não descarta a hipótese de crime encomendado. 'Foi a única pessoa que recentemente o ameaçou de morte depois de ter visto reduzida em tribunal a pensão de alimentos. Pelo que sabemos, o João não tinha dívidas, nem credores, e muito menos inimigos', referiu ontem ao CM José Carlos Lobato, um dos primos mais chegados da vítima, que possui também uma casa em Aruanã, no estado de Goiás.


Por conhecer a fortuna do ex--companheiro, a brasileira Sílvia, advogada de profissão, tal como o seu pai, pretendia em tribunal uma pensão de alimentos mensal de dez mil reais (cerca de 4000 de euros). Mas, em Setembro de 2009, viu o juiz negar-lhe o pedido. A decisão foi uma pensão de 500 reais, pouco mais de 200 euros. Furiosa, à saída do tribunal, Sílvia insultou e ameaçou de morte João Lobato.


'Face as estes indícios todos nós depreendemos que esta situação foi o concretizar de uma morte anunciada, executada por profissionais', frisou ao CM José Carlos. O primo, João, de 42 anos e dono de várias propriedades agrícolas na zona de Ponte de Sor, preparava o seu casamento com a jovem brasileira Ana Maria Brito, de 22 anos, marcado para o final deste mês.


No dia da sua morte esteve a beber uma caipirinha com o pai do seu primo num hotel de Aruanã e foi jantar com a namorada a casa da futura sogra.


Quando regressava à sua residência, por volta das 22h00, depois de um tranquilo passeio pela cidade, mal sabia que dois homens já estavam escondidos na cozinha da habitação, situada num condomínio de luxo com segurança privada. Quando subia as escadas da moradia em direcção aos quartos foi surpreendido pelos dois homens encapuzados. E pouco depois estava estendido no chão com dois tiros. A namorada, que assistiu a tudo, ficou em estado de choque.


Os dois homicidas saíram depois do prédio e fugiram numa moto, sem levar qualquer bem da residência do português. A polícia brasileira continua a investigar o crime para apurar a identidade dos dois assassinos. Os inspectores já ouviram a namorada da vítima e aguardam autópsia ao corpo de João Lobato, realizada no Instituto de Medicina Legal de Goiás.


Podem ver o resto da reportagem aqui.


Sem comentários: