(clica na imagem para ver toda a notícia)
Violência. Em três anos, 87 docentes pediram apoio jurídico à linha SOS Professor. Oito deles optaram por avançar com processos judiciais e ganharam. Os encarregados tiveram de pagar indemnizações.
Oito encarregados de educação que agrediram professores acabaram condenados em tribunal ao pagamento de multas entre os 600 e os quatro mil euros. Nos casos que chegaram à justiça, os arguidos são sempre encarregados de educação, embora os principais agressores sejam os alunos.
Dos 87 professores que pediram apoio jurídico ao gabinete da linha SOS Professor, entre 2006 e 2009, pelo menos oito viram os tribunais dar-lhes razão. As sentenças referem-se a casos em que os docentes foram vítimas de ofensas à integridade física qualificada, injúrias e ameaças agravadas. As indemnizações variaram entre os 600 e os 4000 euros. Valores que o advogado Luís Filipe Carvalho considera "baixos", mas que "devem ser compreendidos à luz da tradição portuguesa que tem uma bitola muito baixa para definir indemnizações".
O resto da notícia podem ler aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário