quinta-feira, 17 de junho de 2010

No princípio era a lojinha de bairro...


...depois apareceram as primeiras mercearias e só depois os supermercados, espaçosos, iluminados e limpinhos. O passo seguinte foram os hipermercados e daí aos centros comerciais foi um passo. Mas a que se deve esta conversa comercial-económico-logista? Simples:

Há por aí uns zunzuns de que a nova moda na educação, os mega-agrupamentos estão aí a chegar! E Ponte de Sor não escapa à onda!

Por isso, não se admirem se, um dia destes, acordarmos, "juntinhos" à Escola Secundária, formando um hiper-mega-super-buereré-agrupamento!


Quando, há poucos anos, começaram a aparecer os primeiros agrupamentos, a nossa escola não foi logo «contemplada», mas não demorou muito. Como diz o povo, «demorou mas arrecadou». E nós sabemos que, quando estes primeiros ventos começam a aparecer pelos finais de um ano lectivo, de certeza que coisa boa não está para vir. Recebi há pouco um mail onde se refere um poste do ProfBlog, a propósito da criação dos mega-agrupamentos (desculpem lá, mas com o novo acordo ortográfico não sei se leva o hífen ou não!)

Reza assim:


O processo de criação dos mega-agrupamentos segue a bom ritmo e deve estar concluído até Dezembro de 2010. O processo é relativamente simples e não conta com a oposição dos professores. Muitos professores olham com regozijo para os mega-agrupamentos. Explicarei as razões no final do post.

O processo começou com conversações entre responsáveis da DRE, autarcas e directores. Segue-se a nomeação pela DRE de uma Comissão Administrativa Provisória. A CAP tem a missão de conduzir o processo a bom porto: fazer eleições para um Conselho Geral representativo de todas as unidades de ensino integradas no mega-agrupamento. Por último, o Conselho Geral elege o director do mega-agrupamento. Logo que o director tome posse, nomeia um subdirector e três adjuntos. Por regra, escolhe os adjuntos de forma a que todos os níveis de ensino fiquem representados na direcção do mega-agrupamento.

Está previsto que as escolas secundárias não integradas venham a ser as sedes dos mega-agrupamentos verticais. Logo aí, haverá uma poupança significativa em suplementos de direcção e em reduções de cargas horárias lectivas. Essa concentração provoca, por si só, uma redução da despesa pública não despicienda. Esse facto fará com que a medida tenha a concordância do PSD e do CDS. Será um processo, portanto, com futuro assegurado.

Mas tem também o apoio dos professores. Vou explicar:

Com a aplicação do Decreto-Lei 75/2008, registou-se um corte afectivo entre directores e professores. Os conselhos gerais representam mais os grupos de interesse exteriores à escola do que os docentes. E o director passou a ser visto como um representante local da administração educativa. Os professores detestam mais os directores do que o director regional da educação e mais este do que os secretários de estado ou a ministra da educação. Quem está mais próximo a exercer um poder que não é reconhecido como legítimo pelos professores é sempre o mais mal amado.

Para muitos professores é mais cómodo lidar com um director que está afastado geograficamente dos espaços físicos onde os professores trabalham. É isso que acontece com os professores que trabalham em unidades de ensino que estão geograficamente fora da sede do agrupamento.

Por outro lado, muitos professores olham para a perda de mandatos dos directores e adjuntos como uma vingança merecida. Colocaram-se contra os professores e agora têm o que merecem. É isso que muitos professores pensam. E é por isso que não levantarão um dedo contra a criação dos mega-agrupamentos.

Ramiro Marques, in ProfBlog

Sem comentários: