quarta-feira, 28 de outubro de 2009

E pronto! O sonho acabou!

É oficial.

A Delphi vai encerrar as portas no dia 31 de Dezembro.

A sombra do desemprego volta a pairar sobre Ponte de Sor!

Após reunião com a administração, não houve volta a dar: o encerramento tornou-se uma realidade.

Pelas 16.30 a RTPN dava a notícia:


e mais tarde o TeleJornal confirmava:


Imagino todas as pequenas, médias e micro empresas que giravam em torno da Delphi e cuja principal actividade estava completamente dependente dela.

Imagino os trabalhadores que, na casa dos 50 anos, se vêem na eminência do desemprego, tão novos para a reforma mas «demasiado experientes» para um novo emprego.

Imagino as famílias inteiras que aí trabalharam toda a vida e daí retiravam o seu salário.

Imagino tudo isso e prevejo tempos muito amargos para a nossa região. Bem basta o Norte Alentejano ser a pobreza franciscana que conhecemos e que, em vez de melhorar, em vez de se atrair mais investimento, se vê a braços com mais de 400 desempregados.

439 desempregados, para ser mais concreto. É este número que estará a martelar algumas consciências.

Pessoas como eu, pessoas como nós, com nome, história, uma casa para pagar, com filhos a estudar...

Mas a grande pancada não será agora já. A administração da Delphi garantiu os compromissos estabelecidos com os trabalhadores, os tais 2 meses por ano de serviço, mais os dois anos de subsídio de desemprego... Honra lhes seja devida.

O pior virá depois. Porque agora as indemnizações até vão dar para se comprar o carrito novo, pagar a casa, a universidade dos filhos... E depois? Aquela quantia que «pingava» todos os meses vai deixar de aparecer. E se não se tiver juízo e acautelar o futuro, então os tempos serão de borrasca.

Em conversa com amigos que trabalham lá, constatei que houve trabalhadores (daqueles mais «altos», não sei se estão a ver...) que até aplaudiram o encerramento da fábrica, já a contar com as chorudas indemnizações que vão receber. Mas nem queria acreditar. Não quero acreditar que haja pessoas que se alegrem por a nossa cidade ficar mais pobre. Quero antes imaginar que a alegria foi porque... o Benfica ganhara na véspera! (mas vocês já sabem que sou muito daltónico... E até falo muito!)

Termina um capítulo da história económica da nossa cidade. Espero agora que a Câmara, como foi prometido durante a campanha eleitoral, encontre soluções que viabilizem outras industrias para Ponte de Sor e que o encerramento da Delphi possa ser, não um drama, mas o início de tempos mais áureos para o nosso concelho. Porque ganhamos todos nós!

Na minha humildade e pequenez, envio um abraço fraterno a todos aqueles que terão uma consoada mais amarga.

.

Sem comentários: