terça-feira, 13 de outubro de 2009

A essência do meu blogue


Como sabem, quem quer fazer um comentário neste blogue, tem que se sujeitar ao escrutínio do Administrador, neste caso, eu, o vosso amigo Papagaio.

O anonimato de quem comenta é sempre preservado, se alguém não quiser colocar o seu nome (ou pseudónimo, ou outro 'alias') pode sempre fazê-lo e aparecer como Anónimo. Mas sempre sujeito ao controle do Administrador.

Outros blogues optaram por outro modo de actuação, onde os comentários não passam pelo crivo dos Administradores. É o caso de um outro blogue de Ponte de Sor, que se tornou visita obrigatória e diária para mim: pontedosor.blogspot.com.

É uma opção legítima como qualquer outra. Não foi a que eu segui, mas tenho que a aceitar.

Só que isso se pode transformar numa autentica Caixa de Pandora, aberta a toda a maledicência inimaginável.

Quem me conhece sabe que participei nas Eleições Autárquicas numa lista que perdeu as eleições. Venceu o Pinto, viva o Pinto! Vários comentários foram feitos no citado blogue, uns com mais acutilância, outros nem tanto... Muitos citavam o meu nome e de colegas meus, sempre com o insulto fácil.

O que doeu (e dói a qualquer pessoa honrada e honesta) foi a quantidade de maledicência, boateria, mentira, injúria a que fui sujeito. E sempre sob a capa do anonimato!

Foram inúmeros os Anónimos que, cobardemente, me insultaram, atacaram... Porque é difícil uma pessoa ter a coragem de tomar uma atitude, de dizer que algo vai mal. E em Ponte de Sor aprendi que não se pode ir contra a corrente. Ou pelo menos aquilo que me quiseram passar...

Vários comentários chegaram à caixa de correio do Papagaio de igual teor. A todos recusei, pois quero manter este blogue com um mínimo de qualidade, pois quero continuar a rever-me nele.

Mas o que é mais chato no meio de tudo isto é que a maioria dos insultos vêm sempre da(s) mesma(s) pessoas(s), os Anónimos não são assim tão plurais... E não serão tão desconhecidos assim...

Mas como diria Georg Stiernhielm:

«A lua silenciosa passa ignorando os latidos;
Assim os homens probos, calmos e honrados
sorriem dos insultos e das línguas hipócritas»

Foto: Portugal Air Show, Évora 2009

Sem comentários: