sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Dia Mais Longo da Delphi...

Ponte de Sor foi bastante falada na comunicação social, neste 22 de Outubro.

Habituei-me, desde miúdo, que quando Ponte de Sor era falada na TV, na rádio ou nos jornais, era sinal de que qualquer desgraça tinha acontecido. Ou era um acidente, ou uma intoxicação alimentar, ou um crime...

Desta vez o motivo foi a «nossa» Delphi. E todos nós sabemos que, devido à Delphi, foi inventado um novo provérbio:

«Quando a Delphi espirra, Ponte de Sor constipa-se!»


E assim tem sido. Embora algumas almas iluminadas insistam que o possível encerramento da Delphi não seja nenhuma tragédia, temo que não seja bem assim.

Quem conhece o nosso concelho e mais concretamente a nossa cidade sabe que o tecido industrial de Ponte de Sor se centrou, essencialmente, na antiga Cimbor, depois Inlan, hoje Delphi. Foi como se a Delphi, tal como um eucalipto, secasse toda a indústria em seu redor.

É certo que têm vindo a aparecer outras industrias, diversificando o mercado de trabalho, trazendo mais gente para a cidade. O mercado da cortiça tem sido um bom impulsionador do mercado de trabalho, mas...

Lembro-me, particularmente, da Subercentro, que tive o prazer de visitar, com uma comitiva de professores de toda a Europa. Era uma verdadeira «ponta de lança» na industria da transformação de cortiça. Todos os visitantes foram unânimes em considerar a Subercentro uma das fábricas mais avançadas que já tinham visitado.

Mas a história já a sabemos todos: a Subercentro já foi. Deixou de ser. Morreu.

E a Delphi para lá caminha. Os motivos? Se calhar nem os próprios trabalhadores o sabem. Creio que o factor económica nem é para aqui chamado. Todos se recordam daquele episódio da transferência duma linha de produção para a Roménia ou Hungria, não me lembro bem. Diziam «ah pois, lá os trabalhadores são mais económicos e tal...»

Pois, a linha de produção foi devolvida à procedência, pois o pessoal lá de fora não conseguia fazer as coisas com a rentabilidade e qualidade que os nossos trabalhadores faziam.

Agora falam em transferir os outros equipamentos para países mais... digamos, economicamente atractivos. E quais são? França. Espanha. Alemanha. Pois! Já viram o filme, não é?

E hoje foi o Dia Mais Longo da Delphi. Falada desde as primeiras horas do dia (estava a fazer a barba quando ouvi "Ponte de Sor" pela primeira vez...), foi recorrente o assunto ao longo do dia.

Primeiro, anunciaram o despedimento de 500 trabalhadores da «irmã» da Guarda (in Sol), para mais tarde a TSF informar que hoje seria o dia D para a Delphi conhecer o seu futuro.

Entretanto, aconteceram acontecimentos, como diriam os Gatos Fedorentos: a RTP noticiava que a fábrica de Ponte de Sor podia encerrar, a Visão anunciava que os sindicatos se encontravam reunidos desde a manhã, para o Expresso anunciar, pela hora de almoço, que, afinal, a decisão de encerrar a Delphi seria adiada mais uma semana.

Pela hora de almoço, ouvi na TSF o Presidente da Câmara, Taveira Pinto, a não aceitar o encerramento da fábrica, aconselhando a administração da fábrica a respeitar os compromissos que assumiu com os trabalhadores.

Mais tarde, pela hora do jantar, a RTP noticiava novamente a opinião do Município, que defendia a continuidade da Delphi em Ponte de Sor: «O município defende a continuidade da Delphi em Ponte de Sor a longo prazo e de forma viável para todos os trabalhadores». Taveira dixit.

E pronto. Esta a história deste dia que, esperemos, seja o início de muitos mais para os trabalhadores da Delphi e que lá trabalhem muitos anos. Pelo menos, até à reforma!

Ah, já me esquecia. Para terminar as notícias relacionadas com a nossa cidade, falta dizer que o mau tempo fez cair árvores no nosso distrito, e Ponte de Sor não fugiu à regra. Vejam no Correio do Alentejo.

Quanto ao Desporto, o Benfica espetou 5 aos bifes do Everton. O que é que isso tem a ver com Ponte de Sor? Tudo: eu sou do Benfica, eu sou de Ponte de Sor, «ergo» está tudo explicado!

.

1 comentário:

FAIRES disse...

Caro amigo,
É com muita tristeza que tenho acompanhado estes tempos conturbados da DELPHI ( a minha INLAN).
Como sabees também lá trabalhei. Outros projectos de vida fizeram com que eu me mudasse, mas sempre mantive com a DELPHI uma ligação intensa até porque foi onde eu aprendi a trabalhar e deixei lá grandes amigos com quem ainda mantenho também ligação.
Só desejo que para bem dessa grande empresa, e de todos os seus profissionais que as próximas notícias sejam de SUCESSO para todos.
A todos os meus amigos da DELPHI, não me esqueço do meu jantar de despedida, e para ti, um grande e sentido abraço.
Não me esqueço e nunca me esquecerei da DELPHI, a minha INLAN.