segunda-feira, 21 de junho de 2010

Finalmente!!! Festival do Crato, 2010

Mão amiga (obrigado, Filipe!) fez chegar ao poleiro do Papagaio o programa para o Festival do Crato 2010, que decorrerá na vila do Crato de 25 a 28 de Agosto.

O programa é espectacular e tem como principal destaque, nem mais, nem menos, do que os UB40!

A apresentação foi feita em vídeo e podem vê-lo aqui, no Papagaio.

Como diz o Filipe, é ver as diferenças!


5 comentários:

Filipe disse...

FESTIVAL do CRATO 2010
XXVI Feira de Artesanato e Gastronomia
25, 26, 27 e 28 de Agosto
O Programa
Artistas / Projectos Internacionais
UB40 (Reino Unido)
http://www.ub40.co.uk/
http://www.youtube.com/watch?v=9sKQ5KGXess&feature=related
Desde a sua formação, os UB40 popularizaram ritmos jamaicanos, primeiro no seu país de origem e depois um pouco por todo o mundo tornando-se, juntamente com Bob Marley, nos mais conhecidos “embaixadores” mundiais da música Reggae. Nos anos oitenta os UB40 viram-se catapultados para o estrelato, tornando-se numa das mais populares bandas da cena musical internacional. Desde aí, as suas Tour’s mundiais acumulam centenas e centenas de espectáculos espalhados pelos cinco Continentes. Com 29 álbuns de originais gravados, os UB40 fazem parte da restrita galeria de Artistas com mais de 50 milhões de discos vendidos (calcula-se a venda de discos da Banda em cerca de 70 milhões de exemplares). Com um novo disco de originais lançado em 2009 (Labour Of Love IV) os UB40 deslocam-se a Portugal para um concerto exclusivo no encerramento do Festival do Crato.

NOUVELLE VAGUE (França)
http://www.nouvellesvagues.com/
http://www.youtube.com/watch?v=PI8v4gGxZSs
Liderados pelos Compositores Marc Collin e Olivier Libaux, cantados por um extraordinário naipe de cantoras, os dois primeiros álbuns desta banda francesa, Nouvelle Vague (2004) e Bande A Part (2006) venderam mais de meio milhão de cópias. Muito acarinhada pelo público português, como o comprovam os vários espectáculos, sempre esgotados, realizados pela banda em Portugal, com particular destaque para os Concertos da Aula Magna (Lisboa), em Dezembro de 2007 (que daria origem à gravação de um DVD, ao vivo, que se tornou um recordista de vendas em Portugal), e o realizado no Campo Pequeno (Lisboa), em Novembro de 2008. Em 2010, os Nouvelle Vague apresentam o seu terceiro álbum Nouvelle Vague 3 (2010).

VISITANTS – Companhia de Teatro de Rua (Espanha)
http://www.visitants.com/
http://www.youtube.com/results?search_query=visitants+teatro&aq=f
Contando com vinte e cinco anos de existência, Visitants é um dos mais importantes grupos de teatro de rua de Espanha, um dos expoentes mundiais desta recente, mas cada vez mais apreciada, expressão artística. Os espectáculos dos Visitants marcaram presença nos principais acontecimentos culturais e desportivos de ar livre realizados na vizinha Espanha. Da EXPO 92 de Sevilha, a Salamanca – Capital Europeia da Cultura, das Noites Brancas de Madrid, aos espectáculos de Abertura e Encerramento dos Campeonatos do Mundo de Atletismo de 2008 ou ainda a Expo Saragoça de 2008. Para além de Espanha, os Visitants têm levado a sua arte a diversos países da Europa e da América Latina.

Artistas / Projectos Nacionais
TIM – COMPANHEIROS DE AVENTURA
(Mariza, Vitorino, Celeste Rodrigues, Mário Laginha)
http://www.myspace.com/timasolo
No seu novo espectáculo Tim apresenta para além de originais, belíssimas canções de outros compositores compostas e partilhadas pelos seus Companheiros de Aventura. As canções de Mariza, Rui Veloso, Mário Laginha, Vitorino e Celeste Rodrigues (irmã de Amália Rodrigues) estão presentes no seu espectáculo, em temas únicos e inesquecíveis. O espectáculo de Tim destaca-se cada vez mais pela intensidade, pela interpretação que o cantor e os grandes músicos que o acompanham proporcionam.
A sensibilidade e a segurança de cada um dos convidados, desde músicos a intérpretes, originam uma mistura poderosa. COMPANHEIROS DE AVENTURA é um trabalho especial, feito de amor, amizade, partilha e muita aventura.
O espectáculo a realizar no Crato, com a participação dos vários convidados, terá apenas apresentações públicas no Festival do Sudoeste.

Continua...

Filipe disse...

AMÁLIA HOJE
http://www.myspace.com/amaliahoje
Amália Hoje é um álbum lançado a 27 de Abril de 2009, pelo projecto pop português Hoje, liderado pelo músico Nuno Gonçalves (The Gift). Apresentado no Centro Cultural de Belém a 1 de Abril de 2009, no ano em que se completou uma década da morte da diva do Fado, Amália Hoje apresenta-se como um álbum com fados de Amália Rodrigues à luz da sonoridade pop actual. Nuno Gonçalves assina a escolha do alinhamento, os arranjos e a direcção musical do grupo, cabendo "dar voz" a este projecto a Sónia Tavares (vocalista dos The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell) e a Paulo Praça (Komité Kaviar - a nova banda de Pedro Abrunhosa). O Projecto Amália Hoje venceu, no passado dia 23 de Maio, o Globo de Ouro para a melhor música com o tema Gaivota.

VIRGEM SUTA
http://www.myspace.com/virgemsuta
Sempre apoiados na conselheria e depois na produção do disco por Helder Gonçalves, dos Clã, os Virgem Suta penaram até ao vislumbre de um trabalho que considerassem decente. Naquela dúzia de canções que compõem o disco, nas repetidas audições, consegue-se perceber o que os caracteriza e porque vão agradando a quem quer que os oiça. Porque não descartam a tradição, transpiram portugalidade e assumem-no. Mas são tão contemporâneos que a raiz portuguesa só lá está porque não têm outro remédio. Assim, tocam adufe e cavaquinho porque é isso que lhes é natural. A isto aliam uma ironia que aparece a espaços, insólita, não de riso fácil, mas daquele que só é esboçado depois de se ter desconstruído a mensagem. Os Virgem Suta foram, conjuntamente com os Xutos & Pontapés (que acabariam por vencer o galardão), os Hoje e os ÓqueStrada, os finalistas dos Globos de Ouro para Melhor Grupo Musical.

continua...

Filipe disse...

...

ÓQUESTRADA
http://www.myspace.com/oquestrada
Os ÓqueStrada, foram os pioneiros em Portugal de um género, inspirado numa corrente musical internacional denominada “world music”, que tantos e tão interessantes projectos tem dado à musica portuguesa nos últimos anos, e de que nomes como os Deolinda, os Kumpania Algazarra ou os Anaquim, são bons exemplos. Mas como os próprios dizem: “ÓqueStrada não é fado, celebra o fado e os seus fadistas, não é world music celebra o mundo à portuguesa…”. A vitalidade e energia dos Óquestrada em palco é um dos seus maiores trunfos, que a nomeação para Melhor Grupo Musical, nos Globos de Ouro deste ano, consagrou.

Projectos com Artistas Locais (Palco Principal)
ALEXANDRA MARTINS (Fado)
Cantora amadora de fado, natural e residente no concelho do Crato, Alexandra Martins faz justiça às melhores vozes desta canção nacional que espelha a nossa alma lusitana e a nossa melhor tradição. A presença desta voz no palco principal do Festival do Crato é exemplo da aposta em novos talentos que têm assim a oportunidade de se darem a conhecer a par com os mais consagrados artistas nacionais e internacionais.

QUARTETO EM MIM (Clássica / Tango)
http://www.myspace.com/quartetoemmim
Rui Ramos nasceu no Crato, de onde saiu para prosseguir uma carreira musical como professor de violino na Escola de Artes do Norte Alentejano (Conservatório de Portalegre), mas também como intérprete em diversas formações. O Quarteto Em Mim é um desses projectos que homenageia o tango de Astor Piazzola e no Festival do Crato apresentará um espectáculo com músicos e bailarinos convidados.

continua...

Filipe disse...

...

SIX IRISH MEN (Irish / Folk / Pop)
http://www.myspace.com/sixirishmen
A música tradicional irlandesa, em fusão com o Pop e o Folk é um dos estilos musicais mais festivos e contagiantes da World Music. O Jig e outras formas dançáveis da expressão musical irlandesa não deixarão de estar presentes neste concerto que será a primeira apresentação no Crato de um projecto que integra um jovem músico oriundo de Monte da Pedra - José Subtil - que regressa à sua terra natal para partilhar o seu talento juntamente com os músicos dos Six Irish Men.

ECLIPS (Rock)
Composto por 8 músicos todos com naturalidade em Portalegre, ECLIPS nasce em 2009 com o objectivo de relembrar a grande banda de Pop/Rock mundialmente conhecida – Pink Floyd – que durante três décadas marcou gerações, sendo ainda hoje uma das mais importantes bandas da história da música contemporânea. Ao apresentar êxitos maiores como Shine On You Crazy Diamond, Wish You Were Here, Another Brick in The Wall, Comfortably Numb, Time, Money, Eclipse, este projecto assume um desafio arriscado, mas consciente, que não vai deixar indiferente o público do Festival do Crato.

Filipe disse...

FESTIVAL DO CRATO 2010
PROGRAMAÇÃO / Palco Principal
Data / Hora / Artista
25 de Agosto (quarta-feira)
21.30H
ALEXANDRA MARTINS
22.30H
QUARTETO EM MIM
23.30H
PROJECTO AMÁLIA HOJE
01.30H
DJ’s (a anunciar)

26 de Agosto (quinta-feira)
21.30H
SIX IRISH MEN
22.30H
O’QUESTRADA
23.30H
NOUVELLE VAGUE
01.30H
DJ’s (a anunciar)

27 de Agosto (sexta-feira)
21.30H
ECLIPS
22.30H
VIRGEM SUTA
23.30H
TIM – COMPANHEIROS DE AVENTURA
01.30H
DJ’s (a anunciar)

28 de Agosto (sábado)
21.30H
RURALFOC (Visitants Cia-Teatre)
22.30H
UB 40
01.00h
DJ’s (a anunciar)