terça-feira, 4 de agosto de 2009

Crónicas do Algarve (parte I)


Todos os anos, ao chegar cá a baixo, ao Algarve, há sempre uma enorme curiosidade em saber que novidades existem, o que há de novo em termos de restaurantes, de praia…

Sou um fan incondicional de pequenas praias, de preferência em aldeias que não tenham sido tocadas em demasia pelos ventos do progresso. Ao dizer isto, sei que muitos pensarão que é impossível, todo o Algarve é um estaleiro constante. Mas…

Concordo parcialmente com essa opinião, mas mesmo assim, penso que o meu destino preferido de férias há já alguns anos – a aldeia de Cabanas, perto de Tavira – tem conseguido resistir (parcialmente, claro!) às investidas de toda a especulação imobiliária que grassa no Algarve. Basta ver a quantidade de gruas que pululam um pouco por toda a região. Esse é um bom indicador da fúria construtora aqui presente.

E posso dizer, sem sombra de dúvida, que o principal inimigo do desenvolvimento do Algarve é, nem mais nem menos, o próprio Algarve. Ou será ALLgarve?

De um ano para o outro encontramos as mesmas obras, inacabadas, as mesmas estradas esburacadas, as mesmas ervas por tudo o que é sítio…

Se andarmos uns poucos de quilómetros e entrarmos na nossa vizinha Espanha, vemos como eles tratam o seu litoral. Na zona de Islantilla, por exemplo, há uns anos, ainda a área se encontrava em expansão, já tinham toda a avenida marginal construída, com os passeios envolventes, apoios, estruturas de praia… tudo estava pronto para o desenvolvimento que ‘nuestros hermanos’ sabiam que ia chegar, mais cedo ou mais tarde, pois não acredito que quem tenha um tesouro destes, um litoral de areias brancas a perder de vista, se possa dar ao luxo de o desbaratar como nós por cá fazemos.

Mas isto sou eu a falar, que estou aqui de papo para o ar, bebendo uma caipirinha à beira do mar…

E Ponte de Sor, como estará? Até dia 15, não vou saber, pode ser que as novidades sejam boas: o Pavilhão já estará concluído e inaugurado, o mini-golfe, idem idem, a Escola do 1º Ciclo estará em vias de ser inaugurada, o aeródromo já terá os seus aviões em pleno, com carreiras regulares…

Bahhh, devem ser os vapores da caipirinha!

Bons mergulhos!

1 comentário:

Susana Falhas disse...

Olá Papagaio!

li o seu comentário no blogue Ponte de Sor, a propósito das festas.
E como Agosto é o mês das festaS E TRADIÇÕES,tenho um desafio para si:

Desafio-o a participar na próxima blogagem colectiva "Festas e tradições" a decorrer em Agosto de 10 a 31. É um boa oportunidade para partilhar connosco as vossas festas e tradições únicas da sua terra, e quem sabe, ainda ganha admiradores visitantes para as conhecer.

Para participar, basta enviar, até dia 8 de Agosto, um e-mail com um texto original( Máx 25 linhas) e uma fotografia para : aminhaldeia@sapo.pt

Conto consigo!

Abraço, Susana