quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Sobre o Novo Concurso para Professor Titular


Na Caixa de Correio do Papagaio, recebemos este comentário, da nossa leitora L.C., que o Papagaio assina por baixo.

Aqui vai:

«Bom dia, Papagaio!

Confesso que hoje fiquei desiludida por não ver nenhum post teu sobre a última afronta que o ME da deseducação resolveu fazer aos Professores, em tempo de férias! Parece que os Professores (sim, com letra maúscula, propositadamente) têm que andar de pc nas mãos em férias, para poderem concorrer a um concurso qualquer, para o qual muitos dos nossos colegas entraram sem fazerem a ponta de um c...

Peço desculpa, mas esta situação está a mexer comigo e só de dá vontade de dizer palavrões!

E depois a situação caricata, já podemos pôr o tal trabalho de 40 páginas, que fizémos nas férias, sim porque as férias não servem para descansar! Os professores têm que ler e produzir um trabalho para chegar ao mais alto escalão da hierarquia de professores, os titulares, que ficarão com pasta ou não dependendo do resultado das eleições ou sei lá do quê!

Olha, hoje estou indignada, o meu raciocínio até está toldado com esta pouca vergonha! Espero, desejo que não haja nenhum Professor que vá nesta conversa! Temos que demonstrar que temos princípios e não vamos em cantigas, que valeram a pena as manifestações, as greves, os abaixo-assinados, as reuniões nas escolas e tudo o resto!

Abaixo esta farsa em tempo de eleições, pois parece-me que este governo já não tem legitimidade para fazer este tipo de pressões e divisões nos professores, mais uma vez.

Desculpa, Papagaio, mas hoje achei que devia dizer qualquer coisa sobre mais esta afronta aos malaventurados e perseguidos Professores! Que O ME nos deixe em paz e se preocupe com os alunos, pois foi para o sucesso destes que eu e quase todos os nossos colegas andámos cerca de 17 anos nos bancos da escola (alguns mais se contarmos com mestrados e doutoramentos!)

LC»

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, Papagaio!
Eu concordo plenamente com essa nossa colega. Realmente em plenas férias, sim porque os professores só podem ter férias em fins de Julho e Agosto, abrirem uma fantochada de um concurso só pode ser gente de má fé!
Vamos esperar para ver o que vai dar isto. Eu também pergunto se algum colega se vai inscrever.
Mas, neste reino do vale tudo, tudo é possível.

Romicas disse...

Claro que só posso dizer que a minha opinião é precisamente essa.
Também fui apanhada de choque e não concordo em nada com esta nova modalidade de concurso para professor titular. Já não bastando o disparate de haver a divisão dentro da classe, faltava ainda mais esta disparidade no acesso à titularidade.
Se alguém souber, que me informe, pois, realmente, não sei: há médicos de 1ª e médicos de 2ª? Há juízes de 1ª e juízes de 2ª? Há advogados de 1ª e advogados de 2ª?
Ou será que os professores vão continuar a ser o bobo da corte em quem todos batem... mesmo sem ter razão?

Anónimo disse...

Olha aind nao sou um academico, mas acho que eles teem razao . Vamos pesar assim . Se o Albert Einstein ou Machado de Asis tivesse hoje aqui com toda inteligencia e preparo , que na verdade foi o que fez Einstein o Einstein voces acham que seria justo tanto em questao de honras como de remuneracao ficar em um mesmo nivel que alguem que diz " i do not care"
What do you think ?