sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Crónicas do Algarve (parte III)

«Tempus Fugit…», que é o mesmo que «o tempo voa», só que em latim, a língua que falavam os nossos antepassados, um povo com muita lata!

As férias já estão a acabar, a preguiça instalou-se e eu não vos disse mais nada...

E, no entanto, tanta coisa aconteceu.

Como a morte de Raul Solnado, uma Pessoa Boa, que fez rir todo o país, numa época que não tinha piada nenhuma! Morreu Raul Solnado, talvez um dos maiores humoristas de língua portuguesa, pessoa com um fino sentido de humor, mestre do dom da palavra, que sabia usar como ninguém, conseguindo arrancar gargalhadas ao mais sisudo de todos!

Solnado fez parte da minha juventude e vê-lo morrer, sinto que algo de mim também morreu. Terei sempre presente um dos melhores programas de televisão, o Zip-Zip, que, religiosamente às segundas-feiras (se bem me lembro…) fazia sentar todo o país em frente à televisão, que nessa época dava pelo nome de RTP, a Única! Mais tarde veio a Cornélia e tantas e tantas aparições a fazer rir, sempre a rir. Até ria do azar que lhe acontecia, como quando, um dia, ao regressar de avião da Venezuela, onde o coração lhe pregou um susto, interrogado pelos jornalistas, disse que tinha tido «um enfarte do Caracas!»

Mas não foram só más notícias, felizmente. O meu Benfica continua a querer jogar bem. Mas Domingo é que começa a sério!

E quanto ao Algarve? Continua quente, com temperaturas de trinta e muitos, que só nos apetece é ficar na água, a marinar…

E eu que pensava que o Verão estava a ser amigo, em termos de incêndios, então não é que, aqui perto, em São Brás de Alportel houve um dos maiores do ano?


Por que será que, ano após ano, as pessoas insistem em manter as matas sujas, com restos de lenha por tudo quanto é sítio? E não há campanhas de prevenção que resultem… Será que o ser humano é mesmo burro por natureza?!

Bom, amanhã são os últimos banhos, as últimas idas à piscina, o arrumar a trouxa e sábado, zarpar!

Sem comentários: