sábado, 21 de novembro de 2009

Sobre aulas de substituição e tudo...

Da Blogosfera e mais concretamente do Profblog, respingo este post da autoria de Mmottamoreira que concordo e subscrevo:


****************************************************

Vamos ao que realmente interessa? Da inutilidade pedagógica das actividades de substituição

21.11.09 Publicada por Ramiro Marques
Muitos não compreenderam que o que aconteceu até hoje foi uma estratégia intencional do ME desviar as atenções da opinião pública e dos próprios professores par as questões (secundaríssimas) da ADD. Os objectivos foram parcialmente cumpridos: Pouparam-se uns milhões e, sobretudo, correu-se com alguns milhares dos professores mais experientes (com tudo o que isso significa) para fora do sistema.

Neste momento dou de barato a inoportunidade e o desconhecimento que levou a um formidável ataque lançado (por colegas) contra os coordenadores, os titulares, os Conselhos pedagógicos, as CCAD... enfim. As escolas ficaram mais pobres e essa perde é irrecuperável. Por isso não me apetece cantar vitória. Mas passemos ao que interessa.

Enumero de forma breve:

- A necessidade urgente de revisão dos horários dos professores, separando claramente as águas turvas da componente lectiva e não lectiva. A paranoia da sala de aula, em desfavor dos tempos informais de escola, tão importantes como os primeiros. A este propósito um dia apresentarei algumas contas do número de aulas de substituição e acompanhamento que os titulares tiveram que assegurar e continuam a assegurar. O imenso vazio destas aulas, o "desaprender", o potenciar a indisciplina.

- A indisciplina e a violência a ela associada (bem sei que há escolas e escolas...). Com ou sem estatuto do aluno, esta questão tem que ser prioritária.

- Os apoios educativos, que devem ser repensados de raiz.

- As condições de aposentação dos professores

- ...

Feito isto, veremos que, afinal, o filme "Professores à beira de um ataque de nervos" está quase a ser estreado. E a culpa não é da ADD nem dos titulares.

Cá estaremos para ir vendo.

Mmottamoreira


1 comentário:

anareis disse...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com