sábado, 21 de novembro de 2009

Pois... Já se esperava!

1. E eis que voltámos ao Bloco Central!

2. O namoro não preconizava nada de bom, os arrufos de namorados entre o PS e o PSD (onde eles já vão!) deram em casamento. De conveniência, eu sei, mas conseguiram abalar toda uma dinâmica para destruição deste modelo idiota de avaliação, que irrita todos aqueles que foram a Lisboa para as maiores manifestações de uma classe profissional de que há memória em Portugal!

3. E agora temos (têm!) 30 dias (trinta!) para se elaborar um novo modelo... Nem parece que estamos em Portugal!

4. Cá para mim, ao ouvir a nova Ministra da Educação nas declarações aos telejornais convenço-me (Deus queira que me engane!) cada vez mais que foi um erro de «casting»! Muitos beijinhos, muito diálogo e já conseguiram adormecer a classe.

5. Em Setembro de 2008, Manuela Ferreira Leite anunciava que o partido que comandava iria até às últimas consequência para a suspensão (sim, eu ouvi, ela disse SUSPENSÃO!) deste modelo de avaliação.

6. Na escola onde lecciono estão a ser entregues as avaliações aos docentes, e quanto mais tomo conhecimento delas, mais me convenço de que essas avaliações, mais o novo modelo de gestão das escolas, são um processo muito simples de recompensar aqueles que adoram o Chefe, que nunca contradizem o Chefe, que dizem que o Chefe é magnífico... E se há dúvidas... «eh pá, as quotas...» Pois, as quotas! São as culpadas de tudo, mas sabemos que basta um simples exercício de matemática para que aquele «chato» fique fora das ditas cujas!

7.
Pois gostaria que me explicassem se há alguma classe social onde se passa aquilo que vemos acontecer com os Professores: um professor com 8,1 tem Muito Bom e um outro com 8,3 tem Bom... Aconteceu na minha escola, aconteceu em qualquer escola!


8. Estranho? Esquisito? Pois, isto é Portugal, o governo está em maioria (é uma questão de tempo...) e já nada me surpreende. Brevemente veremos coisas como:
  • Freeport arquivado;
  • Casa Pia arquivado (só o Bibi se vai tramar, pois é arraia miúda);
  • Face Oculta arquivado (temos o Godinho, que também é arraia miúda... mas com brutos Mercedes!)
9. Brevemente, num país perto de si! Não perca!

10. E bom fim de semana!


3 comentários:

Anónimo disse...

Caro colega,

Como o compreendo! Mas no que diz há aí qualquer coisa que não está certa! Então um Professor com 8,1 fica à frente do que tem 8,3? Parece-me que há aí qualquer coisa que não cheira bem...
Aliás toda a avaliação não cheira bem!!!
E deixar tanta coisa nas mãos de alguém a quem nós não reconhecemos nem mérito, nem honestidade,nem seriedade para ser avaliador, é muito frustante!
Mas, é claro que nós já sabíamos isso e exemplos destes que tu falas devem proliferar pelo país fora!
Mas, foi assim desta maneira torpe e mal intencionada que o ME conseguiu poupar uns tostões!
Vamos ver o que acontece agora! Que não nos tirem a pouca esperança que já temos!

Papagaio disse...

caro Anónimo

A questão das notas, 8,1=MBom e 8,3=Bom tem a ver com as quotas.

O colega de 8,1 era dum Deptº que tinha quotas para ele enquanto que o de 8,3... nicles!

Obrigado pelo comentário.

Papagaio

Anónimo disse...

então espantantesse ainda mais um pouco, existe uma professora que teve 10 nas A.E.C. e nunca fez trabalho nenhum nesta área.