terça-feira, 3 de novembro de 2009

Entendam-se, p***a!


A primeira vez que passei por Moura (já lá vão uns anitos...) lembro-me de, logo à entrada da cidade, estar escrita, num muro, uma frase poderosíssima, em plena campanha pela construção da Barragem do Alqueva. Dizia simplesmente:

«Construam-me, porra!»

Vem isto tudo a propósito do estado de «chove não molha» que a questão da avaliação docente está a atravessar. Fiquei banzado quando hoje, logo pela manhã, ouvi o abrantino presidente da bancada socialista, Jorge Lacão, afirmar que a avaliação iria continuar, tal qual como a Milú a tinha sonhado.

Belisquei-me e doeu-me: afinal não estava a dormir! Estava a ser testemunha de mais um número de paranóia do poder!

Até parece que o partido que neste momento está no poder teve maioria absoluta! Por favor, alguém que passe pelo Largo do Rato e lhes explique que estão em minoria!

Porque é disso que se trata. A oposição é a maioria, o que quer dizer que têm uma palavra a dizer (a não ser que acreditam naquelas lérias do socrático ministro que é capaz de, numa assentada, repetir «diálogo» 'n' vezes...).

Já dizia a minha avó que não há pior mentiroso que aquele que acredita nas próprias mentiras... como é o caso.

Por isso, senhores e senhoras deputados, façam o favor de seguir aquelas palavras tão alentejanas e tão verdadeiras que eu, num dia quente dum Maio de há anos atrás, encontrei em Moura:

Entendam-se, porra!

PS: (cruzes, credo!) Não viram o exmº senhor ministro Santos Silva tão pose de Estado? Tão diplomata e tão querido! Agora que joga na Defesa, em quem é que vai malhar?

PS outra vez: Uma arara amiga contou-me que lhe tinha segredado uma catatua que ouvira a um periquito que... parece que está por aí a acontecer outra visita «de Estado (ao que isto chegou)» até terras de Cabo Verde... E com convidados VIP... Mas isto fui eu que ouvi... e podia estar distraído!

.

Sem comentários: