Ultimamente, tem-nos brindado com um conjunto de dicas, algumas daquelas que nos fazem pensar e meditar, reconhecendo-nos nós em tantas e tantas delas.
Uma delas tinha o nome de
Há oito indicadores de clima da escola e o director pode ajudar a melhorar todos eles:
Respeito: todos os membros da escola devem ser tratados com respeito e consideração.
Cuidar: todos devem preocupar-se com todos e cada um deve estar interessado no bem-estar dos outros.
Moral: há sentimentos positivos acerca das tarefas assumidas e o nível de confiança é elevado.
Oportunidade para fornecer ideias e sugestões: o director estimula os professores a darem ideias para melhorar o clima
Crescimento académico e pessoal: reconhece-se a todos a possibilidade de desenvolvimento profissional.
Inovação: a escola está aberta a mudar o que está mal ou funciona menos bem.
Coesão: todos partilham a mesma visão educativa e a missão da escola.
Confiança: há frontalidade, verdade e confiança mútua.
Como é que o director afecta o clima da escola?
Mostra que é responsável por tudo o que acontece na escola.
Não se esconde no gabinete. Tem uma presença forte e visível na escola.
Conhece os alunos e os professores.
Comunica regularmente com os professores e os alunos.
Faz reuniões curtas, positivas e produtivas.
Conhece as necessidade dos professores e dos alunos.
Preocupa-se em dotar a escola de um ambiente físico atraente, limpo e seguro.
Sem comentários:
Enviar um comentário