sexta-feira, 14 de maio de 2010

Esta quero eu ver!!!

  Por entre 'n' horas de acompanhamento do Papa, lá conseguimos saber que, afinal, estamos em crise.

'Et pour cause', Sua Magnificência Ministerial Pinto de Sousa, mais conhecido por José Sócrates, deu o dito por não dito e, vai daí, o que era mentira ontem, hoje já é verdade: o nosso Primeiro resolveu subir os impostos!

Um por cento aqui, outro por cento ali, cinco por cento nos salários dos gestores e políticos (uma fortuna!!) - em Espanha foram 15% de redução, mas os espanhóis são uns bárbaros, com touradas e tudo...

Adiante. A crise não passou, a crise não passará!!!

E nas restantes notícias 'urbi et orbi' (do País e do Mundo) lá ficámos a saber que o Banco de Portugal multou Jardim Gonçalves, antigo CEO do BCP em um milhão de euros!!!

- Como disse?! Um milhão de euros?! 200 mil contos dos velhinhos?!
jardim
Sim, isto é que eu chamo um bom contributo para o PEC... Qualquer dia os pobrezinhos dos bancários ainda chamam ao PEC o Plano de Extermínio de Capitalistas!!!

Não obstante tudo isto, a multa tem penas acessórias: 9 anos sem exercer actividade bancária, proibição de andar de autocarro e de cuspir para o chão, obrigação de fazer duas cópias por dia em triplicado, escrever «eu nunca mais vou fazer trafulhices» mil vezes...

Pobre do senhor!

As notícias são o agora, o momento. Por isso se chamam notícias. As de amanhã ofuscarão as de hoje, que passarão a ser história. E a minha dúvida é a seguinte:charge-multa

Será que Jardim Gonçalves irá pagar um cêntimo desta pena? Aceitam-se apostas.

As notícias passarão a ser cada vez mais esparsas, irão para as páginas pares dos jornais, deixarão os cabeçalhos e passarão para uma simples nota de rodapé. E nunca mais se falará nisso!

Quantos políticos, quantos graúdos é que já vimos cumprir pena? ou pagar multas? ou ser engavetado e tratado como qualquer cidadão comum?

A Justiça é cega. Mas também é coxa, paralítica e muitas vezes muda.

Jardim Gonçalves irá, decerto, recorrer, com o batalhão de advogados que tem à sua disposição, irá protelar o mais que puder e, um dia, quem sabe, sairá uma multa simbólica de um euro que será... perdoada por nova visita papal!

Mas não liguem, isto sou eu, que sou um Papagaio! E Daltónico!

Sem comentários: