terça-feira, 15 de setembro de 2009

As aulas começaram

A foto está aqui

Um pouco por todo o país, as aulas começaram, sem as habituais confusões que eram apanágio aqui há uns anos atrás.

Quem não se lembra aqui há um par de anos aquelas célebres colocações de professores que foram e depois não foram, pois houve necessidade de se refazer tudo? Nunca constou que alguém fosse castigado por tal dislate. Que foram os informáticos, não, senhor, foi o Ministério... Mais uma vez, a culpa morreu solteira!

Felizmente as coisas mudaram. Os professores são agora colocados a tempo e horas (excepto aqueles que estão de atestado, cujos substitutos se esperam vir das colocações cíclicas...), as escolas abrem as portas a tempo e horas...

Algumas estão em obras. Ponte de Sor não foge à regra.

Não! Não vou falar da nova Escola do 1º Ciclo de Ponte de Sor, em frente ao Super Compra, que essa faz-me lembrar aquela lenda da Sempre Noiva, que nunca mais casava!

Pode ser que as Eleições autárquicas tragam alguma aceleração a que essas obras se concluam. Vai uma apostinha?

Como, por exemplo, o novo Pavilhão Gimnodesportivo. Mas que raio?! O que faltará? Já me disseram que faltam umas sanitas em madrepérola e umas torneiras de platina, mas isto acho que são as vozes da oposição! Querem apostar que lá para a Feira de Outubro vamos ter inaugurações em catadupa?

Não! O que queria falar há pouco, quando falei em obras nas escolas, foi referir-me à requalificação (que palavra tão linda!) da Escola Secundária. O espaço escolar está engalanado com alguns contentores... perdão, monoblocos climatizados, com ar condicionado e tudo, que até o meu filho diz que será um prazer estudar lá! Quem sabe, poderá ser que contribua para a melhoria dos resultados dos nossos alunos!

Para terminar, só mais duas coisas.

Primeiro, quero dar os parabéns aos alunos que terminaram o 12º ano e concorreram para a Universidade. Os resultados das colocações dos alunos de Ponte de Sor nas Faculdades e nos Politécnicos do nosso país nunca foram tão bons! O que equivale a endereçar os parabéns aos professores, de todos os níveis de ensino, cujo trabalho, mesmo diminuído pelas instâncias governativas, tem vindo a melhorar a olhos vistos!

Para finalizar, em tempos de campanha eleitoral, quando é que algum partido pensa em aumentar a escolaridade obrigatória para... digamos, a Universidade? Sempre ficávamos com os nossos jovens em casa até aos 20/30 anos, contribuindo para o avançar do País! Só entrariam no mercado de trabalho nessa altura, contribuindo para a diminuição do desemprego!

Porque o que faz falta é entreter a malta...

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Talvez essas melhorias deixem de ocorrer, visto que são os pais que mandam na escola e já escolhem o professores que querem para os filhos. Isto para poderem ter grandes notas no final do período para compensar as más notas que vão ter nos exames. Os professores habituados a preparar os alunos para os exames deixam esses anos e ficam lá professores que vão leccionar o secundário pela primeira vez.