quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O papel do Professor...


... é algo que nunca mais acaba!

Somos aquilo que, em Inglês Técnico se chama de

MULTITASK TEACHER
(ou professor Multitarefas)

Além de sermos "ensinadores", somos igualmente psicólogos, assistentes sociais, pais substitutos, padres, confidentes, médicos, enfermeiros, técnicos de informática...

Para este ano lectivo, foi-me destinado... ora deixem cá ver... treze funções! TREZE! (número de azar, já sei, mas como hoje é dia 09.09.09, dia de sorte para os asiáticos, pode ser que possa falar no "número aziago")

Pois foi, devem ter achado que não tinha trabalhado o suficiente, e ora toma lá, que já almoçáste!

Deixem cá ver:

1. Português numa turma do 5º ano;
2. Inglês na mesma turma;
3. Estudo Acompanhado, idem idem;
4. Área de Projecto, idem;
5. Apoio a Português, 5º ano;
6. Inglês numa turma de 6º ano;
7. Área de Projecto na mesma turma;
8 e 9. Parceria de Português em duas turmas de 6º ano;
10. Tutoria de um (?) aluno;
11. Comissão de Disciplina;
12. Clube Europeu;
13. Secretário de uma Direcção de Turma!

Então, gostaram?

Eu sei que há inúmeros colegas com uma "folha de serviço" parecida com a minha (ou talvez pior)...

Não me estou a chorar, apenas a constatar um facto.

Se as altas instâncias governativas acham que se deve reduzir um conselho de turma ao máximo, dando 14 horas do horário semanal ao mesmo professor, se as inteligências do «eduquês» acham que é assim que se combate o insucesso, quem sou eu para os contradizer?

Claro que os colegas do 1º ciclo têm a mesma turma toda a semana, mas são realidades diferentes.

Lembro-me tão bem, quando no antigo 1º ano do ciclo, na velhinha Escola Preparatória D. Manuel I, em Ponte de Sor, o prazer que era saltar de sala em sala, «agora é com a stora Maria Emília, a seguir o professor Oliveira...» Era bom experimentar as várias maneiras de dar aulas, a bonomia duns, a exigência doutros. Porque tudo isso servia para nos moldar o carácter, para nos formar enquanto homens e mulheres, sabendo aceitar e aprender a diferença.

Agora o ensino está mais... tecnocrático, formatado... E eu, cada vez mais, não me vou revendo nele.

E a reforma ainda vem tão longe...

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, Papagaio!
Cá para mim que ninguém nos ouve, andaste foi a baldar-te foi o ano passado:) e este ano, azar, foste recompensado! Ou será que fizeste alguma coisa que descontentou as altas instâncias do poder?
Oh pá, isto está complicadito, mas eu tenho a certeza que eu, tu e os outros, porque como tu dizes há mais (não todos!!!) vamos levar isso tudo com uma perna às costas!!!
O que é preciso é estarmos motivados, exercermos o nosso ofício com "paixão" e tudo se torna mais fácil!
Cá para mim, quanto mais os ventos sopram em sentido contrário, mais persistentes temos que ser!Como diz o ditado:«Não mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe».
Força para todos nós!