quarta-feira, 3 de junho de 2009

«Divide et regna» (Dividir para Reinar)...

Filipe II da Macedonia (Foto Wikipedia)

...era o moto que Filipe II da Macedónia, pai de Alexandre o Grande, usava, já no distante séc. IV a.C., como forma de combater os seus inimigos.

Esse é, infelizmente, o tipo de linha de vida que os nossos governantes tão despudoradamente preconizam e que tão «magníficos» resultados tem obtido. Basta olhar o que se está a passar nas escolas do nosso país, com os novos concursos de professores, com titulares contra os... não titulares, com o novo concurso para director...

E vêm lá as eleições para o Conselho Geral!

Quem poderá afirmar, sem ponta de ironia, que o ambiente das escolas é o mais colaborativo, o mais assertivo, o mais... amigo, que transforma a escola num verdadeiro templo de prazer e alegria?

Há quem queira ser mais papista que o Papa e pense que é imitando estes usos, estas tácticas, que consegue ser respeitado e seguido. É pelo respeito, pela verdadeira amizade, pela boa fé, pela sinceridade, pelo jogo limpo que se consegue levar uma escola, uma cidade, um país a almejar os seus mais altos desígnios.

Para aqueles que, ufanos do seu poder, carregam o seu séquito de verdadeiros aduladores, engrandecendo tudo aquilo que o chefe faz, relembro que olhem o exemplo de Julio Cesar:

«Et tu, Brutus?»

E para terminar, lembro uma citação mais moderna, precisamente de Junho de 1940, por um senhor de seu nome Winston Churchill:

«We shall fight on the seas and oceans, we shall fight with growing confidence and growing strength in the air...
whatever the cost may be.
We shall fight on beaches, landing grounds, in fields,
in streets and on the hills.
We shall never surrender.»


(Lutaremos nos mares e oceanos, lutaremos com cada vez mais confiança
e força nos ares... não interessa com quantas baixas.
Lutaremos nas praias, nos campos, nas ruas e nas montanhas.
Nunca nos renderemos)


Mas que sei eu? Sou apenas um papagaio! E daltónico!

2 comentários:

Detalhes de mim disse...

Continuas imparável.
Revejo o prazer das tuas palavras no teu rosto.
Continua

Anónimo disse...

Incrível como pões o dedo na ferida! parabéns!
Porque na minha escola por medo uns, por falta de vergonha outros, o séquito já se formou. Correm que nem carneirinhos atrás de César, ansioso por uma benesse.
E Cesar complacente distribui promessas...aos que mantiveram e mantém a coluna erecta,começam a sobrar as retaliações. São ignorados como se peste tivessem, retirados dos projectos, tratados ou destratados como se de párias se tratassem...
E assim se iniciam os directores na escola...
É lamentável que pessoas, docentes que, supostamente, deveriam dar o exemplo de formação tenham atitudes tão feis, de um nível inqualificável.
Continua papagaio...fazes falta.