terça-feira, 16 de junho de 2009

Meu Deus, Mais Eleições!!!

É verdade, o nosso Agrupamento vai ter mais umas eleições! Para o Conselho Geral!

Que bom, vive la Democracie!!!


E como o nosso Primeiro e sua correlegionária Milú são inteligentes, ao criarem as eleições para o Conselho Geral (que é assim a modos como a extinta Assembleia, mas em moderno) logo após a escolha dos novos Directores!


Sim, pois em todo o nosso país se verifica esta cena, que não é tão ficção assim:


- Olha lá, queres formar uma lista para o Conselho Geral?

- Eh pá, quer dizer, vou ser avaliado/a... o Director vai dizer sempre a última palavra... é o Conselho Geral que escolherá o novo Director, daqui a 4 anos, não é?... e depois como progrido? E o meu Muito Bom?...


Não, meus amigos, não me estou a referir a nenhuma escola em particular, mas sim a todo o país, a todas as escolas e agrupamentos de Portugal Continental e Ilhas Adjacentes!! (Bem, para falar verdade, nas ilhas não sei, pois vivem «noutro» país...)


O pessoal anda todo... deixem-me lá descobrir uma palavra inequívoca que resuma a situação... o pessoal anda ACAGAÇADO!


Ai as avaliações, ai ai...


Nunca o ambiente nas escolas do nosso país foi tão «poluído», tão... pidesco! E notem que estou-me a referir ao país inteiro, não estou a falar de nenhum caso particular, capice?


Os professores têm medo, MEDO! De quê? De falar, de darem a sua opinião, de discordar do Chefe, que, como todos sabemos, «O Chefe Tem Sempre Razão!»


Imaginem, o 25 de Abril foi em 1974 e 35 anos depois, os Professores têm medo! De falar!

Contradigam-me, por favor! Quero ser contradito!

Quero saber que estou errado,

que afinal as escolas do nosso país melhorarem com o aparecimento do Director, qual «Deus Ex Machina», que resolve tudo num piscar de olhos, com benefício para todos!

Que o ambiente é completamente aberto, sem perseguições nem ninguém que é posto de lado simplesmente por pensar diferente, sem pressões!

Por favor, digam-me!

Basta entrar na Sala de Professores da minha escola, de qualquer escola. Sente-se todo o mundo a respirar confiança, abertura, discussão livre, não é? Pois... As eminências pardas andam por aí.

«Elas anden aí!»

Como eu dizia, a Procissão ainda vai no adro. Espero que estas eleições sejam:

claras,
honestas,
sem contactos «pessoais e transmissíveis»,
nem telefonemas diários,
nem «negócios» paralelos,
nem ameaças veladas,
nem jantares de desagravo,
nem «esperas» para discutir... qualquer coisa,
nem pressões,

como decerto acontece em todas as escolas, mas sim com toda a Honestidade, Sinceridade e Sapiência, pois são as medidas exactas para termos uma Verdadeira Escola Pública, e que deverão nortear a nossa função principal de Educadores!

Como dizia Platão,

«São muitos os que usam a régua, mas poucos os inspirados.»

Mas que sei eu? Sou apenas um papagaio. E daltónico!


9 comentários:

Anónimo disse...

Boa, Papagaio.

Anónimo disse...

Infelizmente, tudo o que dizes é verdade! Espera, não é bem verdade, pois tu atreves-te a dizer o que vai na alma de muita gente, e ainda há em cada escola os salvadores da pátria que tentam remar contra a maré do seguidismo, tentam fazer de cada escola um espaço plural de opiniões,um espaço onde se respire confiança e liberdade e cuja primeira preocupação não é o interesse pessoal, mas o interesse dos alunos.
Há sempre alguém que luta e dou-te os parabéns por todos os dias nos brindares com as tuas reflexões pessoais que nos dão força e nos levam a perseguir objectivos.
Obrigado, Papagaio Daltónico,pois pelos vistos de daltónico não tens nada:)
Não conhecia esta tua faceta tão lutadora e intervencionista, mas estou gostando!
Vou continuar a aguardar a tua visão de todos os acontecimentos que se passam ao nosso redor, porque elas acrescentam sempre algo ao que eu penso também.
Obrigado por este brinde quase diário!
Leitor atento

A.F. disse...

Uma blasfema singularidade
do sistema educativo,
é tremenda a incapacidade
para se ser objectivo.

O proselitismo ideológico
que varre a educação,
é de cariz escatológico
atrofiando a lusa nação.

Anónimo disse...

Gosto do seu blog, este papagaio está a ser uma surpresa para mim.
Pensava que era um papagaio domesticado mas saiu-me um papagaio verdadeiramente vindo das selvas recôndidas das entranhas de muitos profissionais.
Parabéns pelo blog e pela pessoa que é.

Anónimo disse...

Infelizmente são apenas o duplicado das eleições dos directores. Não é difícil encontrar nas nossas escolas (e não falo só de Ponte de Sor) de quem tenha feito telefonemas, usado a pressão e ameaças (que os cargos que ocupavam na altura lhes permitiram), "compraram" pessoas com promessas de cargos, de ausência de componente lectiva...e agora senhores da Escola...de todas as decisões arvoram-se em donos da vida dos outros e velada ou abertamente ameaçam com a distribuição de serviço do próximo ano...áqueles que cometem a ousadia de discordar...
força papagaio...que és tu quem melhor vê!!!!!

Anónimo disse...

Olá Papagaio diz-me se souberes :
Há na tua gaiola outros papagaios que pensam como tu??
Diz-me Ó papagaio na tua escola (desculpa)na tua gaiola pensam nos
papagaítos...(alunos) ou esse são mais um jogo..
Umas vezes são embalados pr'a cima... outas vezes,... venham cá que nos precisamos e até brincamos aos bailes , aos clubes, ... nós até gostamos muito de papagaítos...
Que lindo.
Ó papagaio esta floresta está a ficar muito poluída... Será que já começaram a devastar a floresta???
Vai descansar que amanhã é outro dia.

Anónimo disse...

Vou responder ao comentário anterior, se me permitires papagaio daltónico!!! Sim, no Agrupamento Vertical há muitas outras pessoas que pensam desta maneira! infelizmente o medo de ser posto de parte, de sofrer retaliações, o medo do medo, mantém toda a gente calada!!! Sim, a floresta está muito polúida, o que está a dar são os compadrios, os amigalhaços, os amigos das festas e dos almoços e os outros há que abatê-los ou pelo menos tentar... Como dizia o comentador anterior, a floresta está a começar a ser devastada!Mas, já agora e só para manter a esperança, vem-me à memória uma frase que procuro lembrar nos momentos difíceis:«Os fracos vingam-se, os fortes perdoam!» Perdoemos-lhes, Senhor, que eles não sabem o que fazem, o poder deu-lhes cabo da cabeça!
XIUUUUUUUUUUUU não vão eles ouvir. Eles andem aí!

Anónimo disse...

Boa, Papagaio. É a primeira vez que vejo um papagaio dar valentes "dentadas"!
E dizes tu que és Daltónico...
Estás a ver bem... e a cores!
Mas não estás só. Lembra-te:
" Por vezes sente-se a fadiga dos heróis. Daqueles professores e daquelas professoras que incessantemente buscam. Denunciam. Criticam. Mas não desertam. Mas não se demitem. Mas não se refugiam nos álibis. Por isso, implicam-se. Constroem oportunidades onde alguns só vêem entraves."
J. M. Alves.

Só tenho pena que muitos outros te acompanhem no infortúnio e, de olhos toldados de tantas cantigas de embalar, não consigam ver as oportunidades. Uma já está perdida. Vamos ver se esta não se perde.

Filipe disse...

Sem quantificar, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, adiantou que os resultados das provas de aferição deste ano melhoraram em relação ao ano passado. Não surpreende. Os professores já o tinham antecipado no próprio dia das provas, quando apontaram a nova diminuição do grau de exigência verificado este ano, pelo que a melhoria das notas apenas é medida da crescente degradação do sistema de ensino operado nos últimos quatro anos. O que surpreende é ver um Governo tão rigoroso e sério a gastar recursos na realização de provas de aferição que apenas contam para estas vendas de falso sucesso em hasta pública com objectivos eleitorais. Pagas pelo contribuinte.