sábado, 27 de junho de 2009

Hoje o Papagaio foi passear...


Esqueci-me (ou não quis pensar) em mais nada sobre escola, directores, posse, eleições, etc e tal e resolvi ir até lá para as bandas da capital, espairecer um pouco. Afinal, até os papagaios merecem!

Antes passei por Alcochete, a do Freeport, onde visitei um amigo que celebrava o seu aniversário. Parabéns, Fernando!

Depois de almoço fomos até à Capital City, a Olissipo dos romanos, a Lisboa de todos nós.

Gosto de ir até Lisboa. Gosto do ambiente urbano, da modernidade, da ligação do novo com o antigo.

Após alguns quilómetros percorridos, demos por nós num dos melhores exemplos desta junção da história com os nossos dias: o Museu da Electricidade, excelentemente conservado, onde está patente a exposição dos Prémios do World Press Photo 2009.

Como adoro fotografia, apreciei toda a envolvência em cada imagem, a história por detrás de cada história. Como aquela que aqui mostro, de Anthony Suau, para a revista Time, que foi a grande vencedora este ano.


Representa uma acção de despejo que reflecte o impacto da crise imobiliária nos Estados Unidos. O polícia, após alguns actos de pilhagem numa casa que tinha sido despejada, verifica se não há mais ninguém em casa.

É pena estas exposições só passarem pelos grandes centros, o que demonstra até à saciedade que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem.

Até aqui há alguns meses ainda nos ufanávamos de ter uma fundação de Arte Contemporânea no coração do Alentejo. Quem imaginaria: Arte Contemporânea em Ponte de Sor!!

Pensávamos que a cultura tinha aterrado em Ponte de Sor. Mas qual quê... Afinal quem aterrou foram os helicópteros e as avionetas que afugentam os amigos do Papagaio. E mesmo esses, será que são para ficar?

Mais uma vez, histórias muito mal contadas nunca nos conseguiram convencer que afinal, aquela Fundação era um nado morto.

Por isso, amigos psitacídeos (ou Psittaciformes) e outros de aparência galinácea, se quiserem ir visitar esta exposição, aproveitem que ela vai estar em Lisboa até finais de Julho.

Eu já fui.

Estão a ver? O Papagaio também é Cultura!

Ah, já agora: Psitacídeos (ou Psittaciformes) são uma Ordem de Aves que incluem 360 espécies classificadas nos 80 géneros da família Psittacidae. O grupo inclui aves muito populares e conhecidas tais como papagaios, araras, periquitos, catatuas e outros (Wikipedia dixit).

2 comentários:

Teresa Diniz disse...

Concordo com o que dizes sobre a exposição: vale a pena ir até lá!
Bjs

Anónimo disse...

Bom dia Papagaio!

Então andas a passear? Não foste convidado para ir ao jantar de apresentação do Sr. Presidente da Câmara?
Olha, que havia lá muita gente que tu com certeza gostavas de ver para poderes escrever mais um dos teus criativos textos.
Também vou passear,mas não para os lados da capital.
Ate la manhana