sexta-feira, 19 de junho de 2009

«Há por aí uns papagaios...»


... que falam, falam...

Bem, falar, não sei, será que os papagaios falam? Ou será que piam?

Este de que vos vou falar, o Papagaio Daltónico (Psittacus Daltoniccus) é, segundo a Wikipedia, uma ave pertencente à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae; vivem cerca de 100 anos e tem apenas 3 filhotes durante toda a vida. Tem como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana.

Quanto aos 3 filhos, ainda devo um ao mundo. Agora o chato, o chato mesmo, é essa coisa de durarem 100 anos. CEM ANOS, um século! Quase tanto quanto o Mestre Manoel de Oliveira!

E são uns bichos chatos para caramba! Já experimentaram ouvir quando um papagaio começa a debitar os sons que ouve? Ninguém os cala!

E conseguem imitar a voz humana... o que quer dizer que «imitam», logo, não conseguem ter aquele... «malabarismo mental» que distingue os seres humanos dos restantes animais: associar um som, o significante, com um significado, a imagem, o conceito.

Portanto, imitam. O que quer dizer que não sabem o que dizem. Logo, quem os leva a sério?

E ainda por cima daltónico, o que quer dizer, que não distingue as cores, por muito bons que sejam os óculos que usa. Não interessam as cores da sua penagem, por muito luxuriante que seja: ele não as consegue distinguir!

Mas parece que este papagaio está a provocar alguns incómodos, segundo algumas mensagens e informações que vai recebendo.

E ele não está sozinho. Há por aí umas araras, uns piriquitos, umas catatuas, que podem ser coxos, marrecos, fanhosos, belfas, e que dão uma ajudinha de vez em quando.

Por isso, embora no seu poleiro, este papagaio vai, como diria Pedro Santana Lopes, «andar por aí»!

Se fosse a vocês, não lhe ligava!

*****************************************************

«A propos», e já agora, para iniciar o fim de semana em beleza, aqui vai mais um sketch dos meus amigos e adorados Monty Python.

Chama-se (o sketch) «The Parrot Sketch», que é como quem diz, o sketch do Papagaio.


5 comentários:

Anónimo disse...

Olá, papagaio!
É verdade, já não há vez que eu não abra o meu pc, que não vá ver se já tens mais alguma bicada!Pelos vistos, cada vez mais refinadas!Os papagaios são uns animais astutos e estão sempre a dar com a língua nos dentes e a incomodar tanta gente, que estaria muito mais descansada se não houvesse papagaios a falar.olha, hoje vou partilhar contigo um excerto de um artigo de um comentador da nossa praça, que às vezes diz umas coisaa acertadas.Diz ele e passo a citar: «A mediocridade há-de sempre querer que o nivelamento se faça por baixo. há-de sempre afastar critérios que assentam no mérito, no trabalho, no talento, na honestidade, nos valores. O que distingue um país com futuro de outro que o não tem é justamente o desfecho desse embate. Em Portugal, premeia-se o absentismo e a rotina; desculpa-se a incompetência e aceita-se resignadamente a burocracia e o autoritarismo imbecil; perdoa-se a ausência de valores éticos a todos os níveis e trata-se socialmente por senhores os que nada são mais que bandidos (...).»
Ó papagaio, não digo mais, porque o texto já vai longo e para bom entendor meia palavra basta!
PC Tucano

Anónimo disse...

Andam por aí uns papagaios... que bicam... com aquele bico forte e curvo. E dão com cada bicada mais certeira!... Que incomodam. Mas incomodam mesmo muito. Principalmente os que não estão habituados a ouvir vozes contra. Principalmente quando até vão dizendo umas coisas interessantes, mordazes, certeiras.
Continua, Papagaio.

Anónimo disse...

Começo a gostar deste Papagaio.
Então alguém se sente incomodado? Pooorqueêê??? Vais ver acertaste na mosca (em relação a algo, não sei bem o quê, ou será em relação quase tudo?).
Era bom que os piriquitos, catatuas, caturras e restante família das aves se mantivessem "sogaditos", mas se quê, são uns desbocados (ou "desbicados"?).É que não podem sentir, cheirar ou palpar (já que uns são cegos, outros mudos e outros surdos), que começam logo a partilhar com o resto das espécies. Algumas se calhar nem merecem, mas as aves são assim...

Anónimo disse...

Pegando nas palavras de um anónimo anterior, já sentiste, palpaste ou cheiraste a aparente acalmia que se vive na gaiola? É de estranhar. Há uns anos atrás o povo andava todo em chinfrim. Mas agora, "piano", "pianissimo". E não é por se cantar o Fado. Vá lá entender-se isto!

Anónimo disse...

Olha, olha, a minha antiga escola está a dar sinais de vida...
Quando aí estive (bons tempos... era mais nova...) as coisas eram diferentes. Os papagaios não piavam, as galinhas só cacarejavam, mas tudo ia na paz do Senhor.
Finalmente acordaram. Mantenham-se assim. Digam não quando tiverem de dizer não! Bem bastam as iniquidades do Ministério, quanto mais as desses directores "a la Milú".
Um abraço da
Catatua Coxa