quarta-feira, 8 de julho de 2009

Amanhã é dia de Eleições!

Pois é, amanhã é (mais) um dia de eleições, estas para o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.

2009 é o ano de todas as eleições: ele foram as Europeias, do Director, agora as do Conselho Geral, ficam a faltar as Legislativas e as Autárquicas!

2009 é um ano de Democracia! E paradoxalmente, nunca se discutiu tão pouco as ideias, os objectivos, os programas...

Não, o que interessa nas eleições (quaisquer elas sejam) é saber qual é o senhor doutor que faz parte da lista, se gosta de uns copos ou jogar à bisca lambida, ou se gosta de tremoços ou amendoins... Saber as ideias, os programas? Não faltava mais nada! Dá tanto trabalho...

E a propósito de ideias, vejam as Europeias: o partido do Governo elegeu como temática mais importante a (sic) «roubalheira do BCP», o que, sendo um assunto deveras importante (e, quer queiramos, quer não, chega ao nosso bolso), não me parece que seja assim «europeiamente» essencial.

E como este há outros.

Que adianta apresentar um programa muito bem elaborado, com acções bem pragmáticas e plausíveis, se a pessoa que encabeça a lista não usa o último grito da moda? ou não convida os amigos para jantaradas? ou não oferece «coisas e loisas» como paga?

Que adianta, pergunto eu? O culto é o da personalidade, à boa maneira norte-coreana, estalinista, se quiserem.

E é neste momento que, como já disse anteriormente, o círculo se encerrará, no que diz respeito aos novos órgãos de gestão e administração escolar. Os anglo-saxónicos chamam-lhe «closure».

Depois disto, só daqui a 4 anos, com a revisão da matéria dada e novos «exames».

Portanto, meus amigos, amanhã teremos uma votação maciça, uma vez que, ao mesmo tempo que decorre a eleição, (quase) todos os grupos disciplinares e curriculares foram convocados para se reunirem para a escolha... perdão, para a proposta de um nome para Coordenador do respectivo Departamento, que o Director ratificará... ou não!

.................................................................

E para mal dos meus pecados, amanhã não estarei cá para comentar os resultados, visto que os afazeres de pai gritam mais alto. Como os meus filhotes se portaram bem no ano lectivo e nos exames, prometi-lhes que os levaria a Lisboa, ao Festival Optimus Alive, para eles poderem «sacudir o capacete» ao som dos Metallica! Pai sofre...

A propósito, já vos contei quando tive que assistir à «Noite do Metal» no Rock In Rio do ano passado? Não? Mas essa conto depois.

Fiquem bem e, melhor ainda, votem bem!




1 comentário:

luisa disse...

Daqui a 4 anos...conforme as directrizes europeias...(que esta gente manda pouco)chega o Gestor Externo!!! Esta "coisa" do Director é a transição inevitável...só porque a malta ía espernear muito com a entrada directa do gestor. É por isso que tanto faz, afinal tudo o que tem a ver com "governar" uma escola está on line, é democraticamente imposto ou então...convida-se a implementar!...Qualquer um faz isso e, aí sim, convém que tenha uma figura cuidada, que tome banho todos os dias, que seja um(a) alegre conviva, feijão-frade q.b., se possível se distinga dos outros profs. por não usar roupa contrafeita e, (last but not least), não sofra de flatulência!...
Quanto aos sacrifícios que um pai faz...que dizer...o amor põe-nos à prova. Pensa que quando fores idoso, eles vão escolher o Lar para onde tu vais...(é o que a minha filha me recorda de vez em quando...) Aguenta e não respinga!!!