terça-feira, 7 de julho de 2009

Hoje estou enjoado...


Desde pequeno que gosto de ver televisão, acompanha-me desde que me lembro de mim.

Os desenhos animados da Merry Melodies, Bugs Bunny, Porky Pig, mais tarde apareceu o Vasco Granja (que lá em cima dever ter uma bela videoteca!) e trouxe-nos a Pantera Cor-de-Rosa... As séries de aventuras, Dangerman, Missão Impossível, os Pequenos Vagabundos, a Tarde de Cinema, religiosamente na tarde de Domingo... Mais tarde, os meus adorados Monty Python, com o seu Flying Circus, era eu ainda um catraio...

Enfim, era o tempo em que havia a escolha entre a RTP e... a RTP! Não havia concorrência, a RTP2 apareceu muito mais tarde; as privadas, nem sonhos!

Não tinhamos escolha: o Telejornal era aquele que nos davam, eles é que sabiam... Espaço de esclarecimento, népia! Na primavera Marcelista apareceram as Conversas em Família, com uns pozinhos de informação e divulgação política... Mas muito controlado! Quanto ao resto, nada!

Quando apareceram as privadas, toda a gente se ufanou e adorou a possibilidade de poder escolher. Eu podia escolher se queria ouvir as notícias da RTP, ou da SIC, ou da TVI...

EU PODIA ESCOLHER!! Felicidade suprema!

Foi sol de pouca dura. Apetece colocar as televisões lado a lado e fazer aquele passatempo popularizado nos jornais diários do «Descubra a Diferença»! São todas clones umas das outras! Não há nada que as distinga.

E o mais gritante daquilo que digo, aconteceu nestes dois últimos dias.

Foto: A Bola

Ontém, TODAS as cadeias de televisão portuguesa transmitiram hooooooooras de reportagem sobre a ida do Cronaldo para Madrid. Ele eram os testes médicos do rapaz, o almoço com quem, quantas Quimondas ganha por mês, quantos salários médios de um trabalhador da Auto-Europa ganha por segundo...

Estranhamente, com toda aquela sobredivulgação de informação, fiquei sem saber factos muito importantes sobre a vida e obra do Cronaldo:

- Qual a cor e marca das cuecas do Cronaldo?

- O que pensa sobre a colocação de professores que aconteceu nesse mesmo dia?


- Qual o clube preferido de Paris Hilton?


- Será que conheceu alguma Margarida Sheraton? Ou Paula Ritz? Ou Ana Hotel da Lapa?

Por isso, meus amigos, à hora dos noticiários (que gosto de ver e seguir) preferi ver um documentário não me lembro em que canal, sobre a importância da beterraba sacarina na proliferação dos cágados de bossa no Sri Lanka!

E hoje?

Foto: Daily Mail

Hoje, meus amigos, mais do mesmo: TODAS se ocuparam do funeral do Michael Jackson, coitado, que é o último a ter culpa no meio de isto tudo.

E à hora dos notíciários (perdão, minto! Foi antes dos noticiários) lá estava a cerimónia do funeral do pobre Camaleão do Rock, todos a dizerem que bom que ele era, Michael I love you, sempre cantei as suas canções, adoro o Michael, etc etc etc...

Todos dizendo o mesmo, tudo igual a tudo, clones e mais clones.

E pensei: E as outras TVs? as estrangeiras?

Peguei no meu Meo (passe a possibilidade - se me quiserem oferecer algumas mensalidades, força!) e fiz um zapping. E contei: 1, 2, 3, 4... 20 canais, desde a CNN até à insuspeita Al-Jazheera. Só faltava o Bin Laden a lamentar-se pela morte de Michael Jackson!

Afinal não estamos sós!
Como diria o Professor Vital Moreira, «Nós Europeus».
Viva a Europa, viva. Pim!

Estou enjoado!

Se calhar tenho de parar de ver televisão! E um livrinho calha sempre bem!

PS: Será que em Saturno também apanham as notícias da Terra?

.

3 comentários:

Sarrabiscos disse...

Amigo Papagaio, como te compreendo! Somos obrigados a consumir o que parece ser o normal para toda a gente. Felizmente ainda há os jornais e... não esqueçamos, estes espaços que nos permitem ler coisas interessante e engraçadas.
Continua, Papagaio, que a cor das tuas penas tem graça.
Tenho andado afastado dos comentários, mas todos os dias venho bater o ponto. Continua a bater as tuas asas e a dar as tuas bicadas. Nós merecemos.

Anónimo disse...

Bom dia, Papagaio!
À semelhança de Sarrabiscos, também todos os dias marco o ponto neste espaço e também tal como tu fiquei enjoado com o Cronaldo, como tu lhe chamas!
Congratulo-te pelo facto de ainda haver neste imenso deserto de ideias, alguém que tem espírito crítico e que o usa chamando a nossa atenção para estas aberrações, porque são isso mesmo, aberrações de um mundo oco, vazio de qualquer conteúdo, de uma televisão(ões)que nos mantém alienados e estupidificados!
Vivam os livros que nos transportam para mundos onde ganham a criatividade, o sonho, as ideias, os valores and so one.
Olha, agora ando a ler "O Crime e Castigo" do grande escritor russo Dostoievski. Só para aguçar a curiosidade dos teus leitores e quem sabe iniciar aqui um espaço de partilha de leituras. Dostoievski narra-nos a história de um estudante pobre, forçado a sair da Universidade, e por causa disso resolve tirar a vida a uma velha usurária. Esta pratica apenas más acções ao passo que ele poderá, enfim, ajudar a sua mãe, arrancar a irmã das garras de um noivo que não deseja e completar os seus estudos.
No entanto,a lei da consciência não o deixa sentir-se tranquilo e...
E mais não digo,O melhor é mesmo ler!
Hoje não consegui escapar às reticências:).
LC

Anónimo disse...

Por que nao:)