domingo, 12 de julho de 2009

A nossa Câmara trata bem os seus investimentos?

Sempre me indignei com a má aplicação dos dinheiros públicos, algo que os nossos políticos são perfeitos executantes. O que é que querem? Detesto ver gente a mandar dinheiro pela janela fora, é uma coisa que me chateia a sério!

Não vou falar nos milhões desbaratados pelo poder central, vou-me antes fixar em algo que nos diz respeito aqui mais perto: o poder local.

Ponte de Sor é, quer queiramos, quer não, um concelho rico. Não falo da riqueza que constitui a sua população, as suas gentes, mas sim da riqueza do dinheiro, do pilim, da narta, do carcanhol, enfim, falo dos euros.

A sobejamente conhecida Fundação António Prates foi, para mim, desde o seu início, um nado morto. E isso porquê? Pelo simples facto de que Ponte de Sor não tem estrutura intelectual para comportar um museu de arte contemporânea.

Não me levem a mal, não estou a dizer que a população de Ponte de Sor é ignorante, pouco conhecedora de arte. Não! Refiro-me à arte contemporânea «elle même», que não é uma arte fácil de compreender, de assimilar. Ainda se fosse um museu de, digamos, arte popular, ou arte mais figurativa, então acho eu que poderia ter sucesso. E exemplo disso são as exposições de pintura, de escultura, que têm lugar habitualmente na Biblioteca da Câmara Municipal. Basta visitar um desses eventos e logo verificamos a quantidade de pessoas que as visitam, sempre com renovado prazer.

Quantos milhões foram esbanjados na Fundação? Será que algum dia os poderemos contabilizar? E quais foram as mais valias para o concelho? A recuperação do edifício? Que agora ninguém sabe o que fazer com ele?

Milhões, muitos milhões. E a procissão ainda não parou.

Um dia destes dava o meu passeio de fim de tarde com o meu Zico quando resolvi ir fazer uma visita a uma estrutura que há longos anos apodrece a olhos vistos: o campo de mini-golfe.

Para quem não conhece, o campo de mini-golfe fica a norte do Estadio Municipal, em frente da Escola Secundária. Esteve já «pronto» por diversas vezes, mas nunca foi inaugurado nem colocado para uso dos munícipes. Escusado será dizer que os vários anos (3? 4? 5?) em que o campo ali está, contribuiram para a sua degradação, estando no estado que as fotos só parcialmente documentam.

Quando por lá passei, dirigi-me à porta e, carregando no fecho, verifiquei que nem sequer estava fechado à chave. Com a maior das facilidades, entrei e reparei no estado em que se encontrava: pedras soltas, ervas daninhas por tudo quanto era sítio, a rede de alguns obstáculos estava completamente arrancada, as várias pistas estavam bastante degradadas, os bancos de madeira pareciam do século passado, secos e sem tinta, enfim, uma dor de alma.

É curioso que, quando se fala em férias desportivas ou campos de férias efectuados por outras autarquias, eu sinto sempre uma pontinha de inveja, confesso. E eu penso: «O que faz a nossa autarquia pelos nossos jovens durante o período de férias?»

Será que a piscina resolve todos os assuntos?
Será que os munícipes não tem o direito de se indignarem por quem nada quer saber dos nossos filhos?
E depois admiram-se das problemáticas da droga e do alcoolismo...

Como professor, munícipe e contribuinte deste país peço, ou melhor, exijo, que os nossos governantes e autarcas olhem melhor para este desbaratar idiota e sem sentido que inunda os nossos dias. Já basta de obras de fachada, para se ganharem eleições. Já basta de obras que se iniciam agora, que é tempo de eleições, e que acabarão... um dia destes!

E agora, é vê-los, ufanos, a limpar algumas ervas que por ali andam... É tempo de eleições, pois claro!

Mas afinal que sei eu? Sou apenas um papagaio! E daltónico!

1 comentário:

Anónimo disse...

Papagaio,

Penso que tens razão, andas com um sentido crítico muto acutilante!
Mas, já não novidade nenhuma que só nos lembramos de Santa Bárbara quando faz trovões, que é o mesmo que dizer que só nos lembramos do que está mal, quando as eleições estão à porta... Entretanto, fazemos uns passeios para ver como vão as coisas lá por fora (não nos podemos ficar só pela nossa interioridade) e trazemos uns grupos para animar a malta nas noites de Verão, o que já não é mau!