domingo, 19 de julho de 2009

A Realidade do Nosso Ensino

Esta é a realidade do nosso ensino.

Leiam o post que se segue e, se sois professores deste país (com excepção, provavelmente, da Madeira e dos Açores, que são de um Portugal diferente do nosso) verão aqui qualquer coisa que vos é familiar.

Falo principalmente aos Pais deste país, que atentem naquilo em que estão a transformar os Professores dos Homens do Amanhã!

O post foi retirado do blog ProfAvaliação, que por sua vez se inspirou num post do blog MUP (biba a Blogosfera!)


«Biba o Ibo! Rapaz do 8º ano passou de ano com 9 negativas

«A denúncia é feita no blogue do MUP. É apenas um exemplo de uma rotina que virou norma. O rapaz teve 9 negativas mas "transitou" de ano. As palavras "reprovar" e "passar" andam no índex dos inspectores e foram substituídas por "retenção", felizmente que não das fezes, e "transitou". Quase apetece perguntar em que autocarro o rapaz foi viajar.

Depois de n planos de recuperação e n planos de acompanhamento, seguidos por n relatórios e outras tantas reuniões, ainda há algum professor capaz de "reter" algum aluno?

Não seria preferível acabar com a mentira e criar um sistema de certificação que reflectisse a realidade? Três certificados: um para aproveitamento com avaliação externa; outro com aproveitamento com avaliação interna; outro sem aproveitamento mas com frequência. Afinal, eles conseguem o certificado no Novas Oportunidades em 3 meses! Para quê andar a arrastar o rabo pelas cadeiras da escola durante 3 anos?

E, por favor, não continuem a dizer que a taxa de reprovações é muito alta em Portugal. Isso já foi. Agora, o difícil é encontrar algum aluno reprovado nas milhares de pautas afixadas nas escolas de Portugal. Que passe toda a gente, mas para quê obrigar os professores a escreverem tanta papelada e a fazerem tanta reunião? Já algum economista fez contas ao preço a que fica este faz-de-conta?»

Imagem: Pauta do Ivo


1 comentário:

Romicas disse...

Concordo plenamente com o último parágrafo. E, se calhar, quanto mais rapidamente o professor se convencer que este é o (triste) futuro da nossa Educação, mais depressa as coisas andarão bem na sua cabeça.
Romicas