sexta-feira, 17 de julho de 2009

A sustentabilidade da Terra: Até Quando?

Fonte: Google Images

Hoje deu-me uma «branca»!

Queria escrever sobre algo, mas como tive pessoal cá em casa, fiquei assim a modos que preguiçoso e não sabia o que dizer.

Não é que não tivesse assunto, pois o dia até foi fértil em 'acontecências'. E até poderia falar aqui sobre várias coisas:

- a tristeza que é a Ministra da Educação tratar os professores deste país como atrasados mentais, convocando «rondas negociais» onde a montanha acaba sempre por parir um rato;

- a manifestação anti-comunista primária de Alberto João Jardim (mas ninguém cala o homem?!) a querer proibir o comunismo na Constituição (!);

- o espanto pelo aumento inexorável do número de possoas infectadas pela gripe A, no nosso país (e até consta que há por aí gente cá da terra a 'espirrar' perdigotos infectados, mas isso é o 'diz-se, diz-se'...)

Enfim, vários temas bem sumarentos, mas...

Estava a ver um documentário na 2, sobre o aquecimento global e o caminhar lento, mas constante, para o abismo, quando me lembrei dum video que tinha recebido sobre a sustentabilidade da Terra.

E lembrei-me de Quioto.

O Protocolo de Quioto foi uma tentativa bem intencionada de se regular a emissão de efeitos de estufa por parte de todos os países do Mundo.

Foi iniciado em 1997, na cidade de Quioto, no Japão e concluido em 1999, entrando em vigor em Fevereiro de 2005.

Como é do conhecimento geral, nem todos os países assinaram o Protocolo. É por demais conhecido o desprezo que esse 'magnífico' político que foi George Bush nutria por Quioto.

Enfim, «paranóias dos deuses»...

Foi a propósito de Quioto que tropecei neste vídeo. Acreditem que vale a pena, pois demonstra como uma ideia simples pode transformar um país, alterando consciências e pondo todos a remar para o mesmo lado.

A história passa-se na Estónia, aquele pequeno país a norte da Russia e chama-se «Let's Do It, Estonia» ('Vamos Fazê-lo, Estónia').

Ora enconstem-se e apreciem:


1 comentário:

Sarrabiscos disse...

"Querer é poder"!
Serão precisas mais palavras? Às vezes são os países menos "vistosos" que dão os maiores exemplos.
"Let's do it" poderia ser o lema para tanta coisa no nosso país...